
A Receita Federal apreendeu aproximadamente 90 ampolas de tirzepatida, substância utilizada em medicamentos para emagrecimento, em duas operações realizadas nos últimos 15 dias em Aracaju. As ações ocorreram em parceria com os Correios e tiveram como alvo encomendas postais contendo produtos sem registro e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As apreensões aconteceram nos dias 12 de janeiro e 3 de fevereiro, durante fiscalização no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, localizado na Rua Acre. O material apreendido corresponde a ampolas da marca TG, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Segundo a Receita Federal, embora a tirzepatida seja a mesma substância presente no medicamento Mounjaro, o produto apreendido não corresponde ao formato autorizado no país. Atualmente, a Anvisa permite apenas a comercialização do Mounjaro em sua forma original de caneta injetável, devidamente registrada, o que não é o caso das ampolas apreendidas.
A maior parte dos medicamentos teve origem no Paraguai, configurando importação irregular de produto sujeito à vigilância sanitária.
Por Verlane Estácio com informações da Receita Federal em Sergipe
