Rolé Brasil chega a Aracaju dia 21 de outubro

Capital sergipana recebe a edição nacional do evento no dia 21

Aracaju receberá um dos mais importantes projetos de exploração urbana e passeios históricos do Brasil. O Rolé Brasil vai explorar as ruas e monumentos da cidade e contar ao público um pouco de suas história e curiosidades. O passeio, que nasceu no Rio de Janeiro com o nome de Rolé Carioca, retorna por outros municípios do país. Assim, no dia 21 de outubro, a capital sergipana recebe a edição nacional do evento.

O Rolé Brasil – Aracaju, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, manterá a mesma estrutura e perfil em todas as cidades por onde passará: passeios  descontraídos, olhares atentos para a história e arquitetura da cidade, professores especialistas nos assuntos abordados e acesso gratuito. O passeio começará na Praça Fausto Cardoso, às 10h, e irá até o Museu de Artesanato Thales Ferraz, em um rolé de aproximadamente duas horas.

Os passeios, elaborados pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um passeio descontraído e convidam para um rolé pela alma encantadora das ruas que tanto dizem sobre a identidade da cidade. Mas sempre com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história da cidade. O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação.

Acreditando neste premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.

Para a equipe do Rolé, a cidade é ambiente multidisciplinar e os passeios  estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente… sobre a alma e a identidade da cidade.” Isabel Seixas, coordenadora do projeto, ressalta: “A cidade é o lugar da conversa. Ao dar a chance das pessoas se encontrarem entre si e com a cidade, cria-se uma pulsação. Assim cria-se uma interação com potencial de transformação. O encontro de moradores e visitantes com a cidade, sua história viva e em constante transformação é o objetivo do Rolé Carioca.”

Fonte e foto: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais