|
Placas foram destruídas durante manifestação (Foto: Portal Infonet) |
Algumas placas que sinalizam pontos do Rotativo Aju foram derrubadas e amassadas durante uma manifestação dos flanelinhas no centro comercial de Aracaju durante a manhã desta quinta-feira, 1º. A categoria está insatisfeita com o sistema de estacionamento rotativo que voltou a funcionar na manhã de hoje por determinação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Na ocasião, os flanelinhas se uniram e protestaram contra a presença dos funcionários do sistema. O ato, de acordo com eles, teve que ser finalizado por conta da ação truculenta da Guarda Municipal. “Eles nem conversaram e já chegaram atirando pra cima da gente. Tivemos que correr. Ainda levaram duas pessoas para a delegacia enquanto outros ficaram aqui acampados. Nós só estamos lutando pelo direito de continuar trabalhando aqui, coisa que fazemos há anos. Como vamos sustentar nossas famílias sem poder trabalhar aqui?”, indaga o flanelinha Alisson Souza.
|
|
SMTT
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, classificou a manifestação dos flanelinhas como baderna, informando que eles impediram as pessoas de estacionar e os operadores de trabalhar, além de terem ameaçado agredir de agressão os operadores e terem danificado o patrimônio publico.
Nelson Felipe rebate a denúncia de que houve truculência por parte da Guarda Municipal, e revela que a presença dos agentes e da Polícia Militar foi necessária diante do comportamento dos flanelinhas [ameaçar operadores e danificar as placas]. “Eles agiram com rigor para que parassem de depredar o patrimônio público. Agiram na forma da lei e conforme a necessidade”, afirma.
José acha que Rotativo vai aquecer o comércio |
Ainda de acordo com Nelson Felipe, os flanelinhas já foram orientados, inclusive, pela secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, para inserção no mercado de trabalho, através de capacitações oferecidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), mas somente dois compareceram. As placas danificadas serão substituídas nesta sexta-feira, 2.
O Portal Infonet tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Aracaju para esclarecimentos, mas não obteve êxito. O Portal encontra-se a disposição através do telefone (79) 2106-8000 ou do email jornalismo@infonet.com.br.
Implantação do sistema divide opiniões
Gladston pagou a taxa, mas lamenta que veículo não ficará seguro |
O funcionamento do Rotativo Aju tem gerado críticas, mas existem casos em que o modelo de sistema tem agradado. O comerciante José Nunes, por exemplo, diz que há 37 anos trabalha ali no centro e pela primeira vez vê um sistema de estacionamento que promete aquecer o comércio. “Antes o pessoal colocava o carro aqui em frente a minha loja e só tirava a noite. Pelo menos hoje já percebi que vem um, sai outro, e por aí vai. Isso com certeza vai ser bom para o comércio”, opina.
Por outro lado, há consumidor que paga a taxa inconformado, visto que a empresa do Rotativo Aju não se responsabiliza por nenhum dano no carro. “É incompreensível porque estamos pagando, então queremos a garantia de que o carro estará intacto quando voltarmos. Eu sempre venho no centro e acho injusto pagar essa taxa e não ter garantias de volta”, reclama Gladston Santos, que acabava de efetuar o pagamento pela sua vaga.
Se na opinião do comerciante José Nunes a comércio deve aquecer, na visão dos flanelinhas o sistema deve deixar de existir em pouco tempo. De acordo com eles,o movimento no Mercado Albano Franco foi baixo nesta quinta-feira. “Pode observar que há poucos carros, o mercado vazio. Isso [Rotativo] não vai durar muito, senão os comerciantes vão quebrar”, enfatiza o flanelinha Alisson.
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B