São Cristóvão: Vigilância alerta sobre ida ao cemitério em finados

As pessoas com confirmação ou suspeita da COVID-19 e que estejam em monitoramento/isolamento domiciliar não deverão sair de casa para visitação aos cemitérios. (Prefeitura de São Cristóvão)

Tendo em vista o contexto da pandemia, o protocolo Sanitário divulgado hoje (28) pela secretaria de saúde de São Cristóvão institui recomendações para a visitação aos 21 cemitérios da cidade no próximo dia 2 de novembro, dia de finados. A recomendação inicial aos sancristovenses é que não deixem para visitar seus entes queridos, exclusivamente, no dia de finados, para que assim possam ser evitadas as aglomerações e o grande fluxo de visitação num único dia.

Em caso de visitação no feriado, o tempo de permanência nos cemitérios deverá ser o mínimo possível, em torno de 20 a 40 minutos, a depender do fluxo no local. A população deverá também se organizar para que haja a visitação simultânea de até três pessoas da mesma família, ou até seis pessoas a depender do fluxo no momento da visita.

Segundo o Gerente de Epidemiologia e Informação em Saúde e integrante do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão, José Marcos Santos, o dia de finados é uma data especial de celebração à lembrança de entes queridos e, historicamente, há a visitação aos cemitérios sem maiores restrições, no entanto este ano em conseqüência da pandemia, a dinâmica de visitação necessitará de readequações. “Em razão do período atípico que estamos vivendo, no contexto da COVID-19, se faz necessária a adoção de alguns cuidados preventivos por parte de toda a população para minimizarmos a disseminação do vírus”, afirma ele.

“Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão elaborou um protocolo com recomendações sanitárias para garantia da prevenção e proteção à saúde dos sancristovenses, visando evitar aglomerações dentro e fora dos cemitérios e/ou grandes fluxos de visitação em um único dia, além de outras orientações pertinentes”, reforça.

Todos os cuidados de distanciamento social deverão ser respeitados, como a marcação no chão, fila única e distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, bem como a proibição de compartilhamento de objetos/utensílios de uso pessoal e o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério.

O uso de máscaras continua obrigatório em todo o município e as pessoas com confirmação ou suspeita da COVID-19 e que estejam em monitoramento/isolamento domiciliar não deverão sair de casa para visitação aos cemitérios. O mesmo vale para as pessoas que se encontram no grupo de risco.

 A Vigilância Epidemiológica ressalta que a visitação aos cemitérios do município de São Cristóvão está liberada em todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, a partir das 7h da manhã até às 17 ou 18h, a depender do fluxo do dia.

Para conferir todas as recomendações, acessar o Protocolo nº 18, no portal da Prefeitura na área Covid-19, em ações de enfrentamento. Em caso de dúvidas ou para mais informações junto à vigilância sanitária ou epidemiológica, ligar para (79) 3045-4916.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais