SE tem a maior taxa de domicílios com acesso à coleta de lixo do NE

Considerando as regiões metropolitanas que incluem municípios das capitais, a Região Metropolitana (RM) de Aracaju tem o quarto melhor resultado do país, com 96,6% de domicílios com lixo coletado diretamente por serviço de limpeza (Foto: Felipe Goettenauer)

Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o serviço de coleta direta de lixo está quase universalizado em Aracaju. Segundo o estudo, a capital de Sergipe tem 98,9% de domicílios com acesso ao serviço. Dentre as capitais brasileiras, esse é o terceiro melhor resultado do país, atrás de Goiânia (99,3%) e Curitiba (99,2%).

Considerando as regiões metropolitanas que incluem municípios das capitais, a Região Metropolitana (RM) de Aracaju tem o quarto melhor resultado do país, com 96,6% de domicílios com lixo coletado diretamente por serviço de limpeza. A região metropolitana de Aracaju fica atrás novamente de Goiânia (98,0%), Curitiba (97,8%) e São Paulo (96,6%).

Ainda segundo o IBGE, em 85,6% dos domicílios sergipanos, havia coleta direta de lixo. Dentre as grandes regiões, o Nordeste tinha o menor percentual de domicílios atendidos pelo serviço (70,8%).

Em 17,9% dos domicílios, só havia um morador em 2019

Outro balanço do IBGE aponta que os chamados domicílios unipessoais em 2019 eram 142 mil dos 791 mil domicílios sergipanos. Isso quer dizer que, em 17,9% dos domicílios, havia apenas um morador.

Sergipe é o quarto estado brasileiro com maior prevalência de domicílios unipessoais. No Nordeste, Alagoas tinha 18,3% de domicílios nessa situação. Rio de Janeiro (20,3%) e Rio Grande do Sul (19,9%) ocupavam as duas primeiras posições nesse ranqueamento.

Em média, um domicílio sergipano, em 2019, contava com cerca de 2,9 moradores. No Nordeste, Bahia, Sergipe e Pernambuco aparecem empatados com a menor média de moradores por domicílio. Para Sergipe, além dos 142 mil domicílios unipessoais, havia 194 mil domicílios com 2 moradores, 213 mil com 3 moradores, 143 mil com 4 moradores, 62 mil com 5 moradores e 37 mil com 6 moradores ou mais.

por João Paulo Schneider

Com informações do IBGE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais