Seis mil crianças morrem vítimas de acidente, diz pesquisa

No Brasil, cerca de 6 mil crianças morrem e 140 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes. Entre um e 14 anos, os acidentes representam a principal causa de morte no país. Esses são alguns dados apontados por um estudo coordenado pela ONG Criança Segura, que contabiliza números nacionais entre os anos de 2000 e 2005, tendo como fonte os dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

 

Segundo o estudo, em 2005, 7.395 crianças morreram vítimas de causas externas, que incluem acidentes e violência, sendo que desse número, 79% representam acidentes. Do total dessas mortes, 40% são crianças que morreram entre 0 e 14 anos vítimas de  acidentes de trânsito, e em seguida estão as vítimas fatais de afogamento, com 26%.

 

As quedas correspondem a 55% das hospitalizações, entre 0 e 14 anos. Um outro dado surpreendente é a diferença entre os sexos, tanto nas internações quanto em mortalidade. São 3.766 meninos que morreram em acidentes contra 2.041 de meninas. Nas hospitalizações são 95.233 e 43.370 respectivamente.

 

A pesquisa ainda mostra que para cada faixa etária, prevalecem determinados tipos de acidentes, tanto para mortalidade como para as hospitalizações. Entre crianças de 10 a 14 anos, o afogamento fez em 2005, 601 vítimas fatais e entre as crianças menores de 1 ano, a sufocação foi responsável por 586 vítimas. Nas hospitalizações, as quedas prevalecem como primeira causa em todas as faixas etárias, sendo que em seguida, entre crianças de 5 a 9 anos, são os atropelamentos que levam ao hospitais.

 

Veja como prevenir acidentes domésticos

 

Fonte: ONG Criança Segura

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais