Sergipana Symone Araújo toma posse como diretora da ANP

O Secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho e superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, acompanharam virtualmente o evento. (Foto: Reprodução Internet)

A sergipana Symone Araújo foi empossada nesta sexta-feira (27) como diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Há 11 anos, Symone ocupava a coordenação do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), tendo sido indicada à diretoria 1 da ANP pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 10. A nova diretora substitui o gestor interino José Gutman, que ocupava o posto desde março de 2020 após o término do mandato de Aurélio Amaral.

A assinatura do termo de posse contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e dos membros da diretoria colegiada da ANP, Raphael Moura, Felipe Kury, Dirceu Amorelli e José Cesário Cecchi, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, a nova diretora da ANP salientou a relevância estratégica da pasta no cenário econômico brasileiro e apresentou um breve diagnóstico dos desafios a ela associados.

“O Brasil está diante de um momento de abertura de mercado no setor de petróleo, gás e biocombustíveis, e faz-se necessária uma transição célere e segura para um ambiente concorrencial. Nesse sentido, os desafios relacionados ao refino e distribuição passam pela adoção de novas ferramentas regulatórias e de uma infraestrutura crítica, com proteção aos consumidores. É fundamental a mitigação de riscos de ordem regulatória para não impor entraves desnecessários à entrada de novos agentes no mercado. Este será nosso compromisso, visando a geração de emprego e renda e a contribuição ao desenvolvimento do país”, afirmou.

O ministro Bento Albuquerque frisou a importância do setor para o enfrentamento da crise econômica imposta pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). “Estamos vivendo momentos excepcionais, mas o Brasil vem atingindo marcas expressivas no que diz respeito ao segmento de petróleo, gás e biocombustíveis. Isso mostra o acerto das políticas públicas que vem sendo aplicadas. A sociedade espera respostas cada vez mais rápidas, e nosso setor tem um papel fundamental no atual momento de transição energética. Por isso, precisamos trabalhar de forma integrada e participativa”, pontuou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, assistiu virtualmente a solenidade e destacou o aspecto simbólico do novo cargo de Symone Araújo. “A nova posição ocupada por Symone na ANP é motivo de grande satisfação para os sergipanos e para todos aqueles que acompanham sua trajetória”, disse. Já o superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, lembrou que “o momento atual é de transformação no setor de Petróleo e Gás, em que Sergipe demonstra grande potencial de projeção. A nova gestão da ANP com a presença da Symone deve impulsionar esse processo”, colocou.

Currículo

Symone Christine de Santana Araújo é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. É também doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais, pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública.

Ao longo de sua carreira, Symone Araújo desempenhou funções na Petrobras, Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) e Universidade Federal de Sergipe, entre outras entidades. No MME, assumiu a coordenação adjunta do Programa “Novo Mercado do Gás”, atuando na implementação de marcos legais e infralegais da indústria do gás natural. Symone é a segunda mulher a assumir o cargo de diretora na ANP desde a criação da Agência, em 1998.

Fonte: Superintendência de Comunicação do Estado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais