Sergipe concentra forças contra a transposição do São Francisco

Somar esforços para evitar o projeto de transposição do Rio São Francisco é o objetivo principal do Núcleo Técnico-Jurídico de Apoio à Frente de Resistência à Transposição: Em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-árido. O núcleo foi instalado ontem pela manhã.

 

“Apesar de todo nosso empenho, a luta estava solta, sem ações coordenadas. Há aproximadamente quatro semanas, quando recebi a visita do professor doutor João Abner, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, decidimos instalar este núcleo para proporcionar justamente a integração que estava faltando”, disse o governador João Alves Filho.

 

Dessa forma, Sergipe vai reunir todos os parceiros envolvidos nessa batalha, cada um em seu campo de atuação. Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, dos Ministérios Públicos, parlamentares, ambientalistas, hidrólogos, ONGs e autoridades religiosas participarão dessa força-tarefa.

Durante a solenidade, o governador João Alves agradeceu o apoio que vem recebendo. “Quero destacar o incentivo do jurista Ives Gandra que, mais do que nosso advogado nesta causa, se tornou um militante em prol do rio São Francisco. Ele, inclusive, tem facilitado o acesso à mídia, pois estávamos sendo boicotados pela imprensa nacional”, afirmou.

O governador destacou ainda as conquistas dos Ministérios Públicos e do Tribunal de Contas da União, que vêm através de liminares conseguindo barrar o avanço do projeto. A importância do bispo dom Luiz Cappio na luta foi apontada pelo governador como um marco, já que o tema ganhou notoriedade mundial a partir do sacrifício feito pelo bispo.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais