Sergipe desponta com maior taxa de homicídios do país

Cresce número de jovens assassinados no Estado (Foto: Pixabay)

O Estado de Sergipe desponta com uma das maiores taxas de homicídios do país. Dados contidos no Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), indicam que, considerando a proporcionalidade, Sergipe concentra os maiores índices de homicídios, com taxa de 64,7 para grupo de 100 mil habitantes.

Conforme o documento divulgado nesta terça-feira, 5, em Brasília, em 2016, o Brasil alcançou a marca histórica de 62.517 homicídios. No documento, a equipe considera que isso equivale a uma taxa de 30,3 mortes para cada 100 mil habitantes, que corresponde a 30 vezes a taxa da Europa. Apenas nos últimos dez anos, de acordo com o documento, 553 mil pessoas perderam suas vidas devido à violência intencional no Brasil.

Os dados mostram como a situação é mais grave nos Estados das regiões Nordeste e Norte do país, onde se situam as sete unidades da federação com maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes: Sergipe (64,7), Alagoas (54,2), Rio Grande do Norte (53,4), Pará (50,8), Amapá (48,7), Pernambuco (47,3) e Bahia (46,9). O documento destaca que a mortalidade de jovens no país, em 2016, correspondeu a 50,3% do total de óbitos. “Se considerarmos apenas os homens entre 15 e 19 anos, esse indicador atinge a incrível marca dos 56,5%”, destaca o documento.

Os dados revelam aumento na quantidade de jovens assassinados, em 2016, em 20 Estados, com destaque para Acre (+84,8%) e Amapá (+41,2%), seguidos pelos grupos do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Roraima, que apresentaram crescimento em torno de 20% neste grupo. “Quando se observa o perfil do jovem do sexo masculino, esses valores se elevam drasticamente, haja vista os homens representarem 94,6% das vítimas jovens”, destaca o documento. “Assim, a taxa média de homicídios de jovens homens no Brasil salta para 122,6 por grupo de 100 mil”, considera o documento.

Neste item, Sergipe segue com a taxa mais elevada, 280,6 por grupo de 100 mil habitantes, seguido por Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, estados que apresentaram taxas superiores a 200 jovens homens mortos por grupo de 100 mil. “Em 2016, as taxas variaram de 19 homicídios por grupo de 100 mil jovens, no estado de São Paulo, até 142,7 em Sergipe, sendo a taxa média do país 65,5 jovens mortos por grupo de 100 mil”, analisa o documento.

Sergipe também se destaca quanto aos assassinatos de pessoas negras. De acordo com os dados divulgados pelo IPEA, as maiores taxas de homicídios de negros encontram-se nos Estados de Sergipe (79,0%) e do Rio Grande do Norte (70,5%). “Na década 2006-2016, esses estados foram também onde a taxa mais cresceu: 172,3% e 321,1%, respectivamente. Já as menores taxas de homicídios de negros foram encontradas nos estados de São Paulo (13,5%), do Paraná (19,0%) e de Santa Catarina (22,4%)”, ressaltam os técnicos, no documento.

SSP

Em nota enviada ao Portal Infonet, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe informa que os números não estão atualizados e garante que o número de homicídios ocorridos no Estado reduziu no patamar de 14% em 2017, se comparado com os números de 2016. Estatística que só será divulgada pelo IPEA em novembro deste ano, segundo a nota da SSP. “Os números de homicídios dolosos divulgados nesta terça-feira, dia 05, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), no que se refere aos homicídios dolosos, basicamente são os mesmos já divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em outubro de 2017”, destaca a nota da SSP.

A nota explica que os números do Atlas 2018 são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, referentes a ocorrências registradas há dois anos, em 2016. “Apesar de se basear em números da Saúde, as taxas dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) são similares aos já divulgados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, cujos dados são das Secretarias da Segurança Pública”. 

“A SSP/SE volta a salientar os dados de redução em 2017, de 14% no estado de Sergipe, um ano depois destes números divulgados hoje pelo Ipea. Estes dados de 2017 serão apenas apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em novembro, com a divulgação do Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2018”, destaca a nota da SSP. “As forças de Segurança Pública continuam atuando para baixar as taxas de crimes violentos no estado”, complementa.

De acordo com a SSP, há, em Sergipe, uma ação planejada nos bairros e cidades que apresentam as maiores taxas de crimes violentos, articulada entre as Polícias Militar, Civil e Força Nacional de Segurança Pública para coibir as práticas criminosas.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais