Sergipe participará de ações pelo Dia da Limpeza de Rios e Praias

Muitos dos animais marinhos atendidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos apresentam problemas por interação com o lixo. (Foto: Ascom/FMA)

Estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Um dado preocupante que precisa ser discutido todos os dias e é um dos grandes desafios da Década do Oceano (2021-2030).

Só para se ter uma ideia, muitos dos animais marinhos atendidos pela ONG Fundação Mamíferos Aquáticos apresentam problemas por terem interagido com o lixo. Alguns se machucam, outros confundem com comida e acabam ficando doentes e até morrendo.

Nos dias 15, 16, 18, 19, 28 e 29 de setembro, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – estará provocando a reflexão e discutindo o tema em comunidades litorâneas dos estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, promovendo ações especiais em menção ao International Coastal Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG Ocean Conservancy. E toda a sociedade pode participar.

Em Sergipe, a  ação presencial de limpeza de praia acontecerá no dia 18 de setembro, das 8h às 12h, em  Aracaju, na praia de Aruana (a concentração é no Bar Solarium). Neste mesmo dia, em  Aracaju, também será disponibilizado um esquema de drive-thru, numa estrutura montada na altura do Bar Solarium, no qual o voluntário poderá entregar o lixo que separar em sua casa sem nem precisar sair do carro.

Todo o material coletado durante as ações nos três estados será pesado e passará por gravimetria. Tudo será anotado. As informações serão encaminhadas para a Ocean Conservance, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto de resíduos. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que o lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

Voluntários

Este ano, por conta da pandemia, os voluntários poderão contribuir de diversas formas, seja baixando o aplicativo Clean Swell no GooglePlay , digitando no campo “grupo” a sigla FMA e contabilizando as suas coletas em qualquer praia do Brasil no período mencionado; seja participando presencialmente da tradicional limpeza de praias, com todos os cuidados de segurança (máscaras, luvas, álcool em gel, distanciamento social) ou ainda com esquemas especiais de coletas de resíduos nas residências de algumas comunidades e também em drive-trhu. Para quem vai participar presencialmente, além das medidas de segurança sanitária, é indicado ir pra a ação de limpeza de praias com um calçado confortável, boné, roupas leves, passar protetor solar e trazer a sua garrafa de água. Atenção para a programação de cada estado:

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho (fanpage e instagram).

Fonte: Ascom/FMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais