Sergipe tem 11 cursos de Direito com 1.470 vagas

Em levantamento feito pela Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Estado de Sergipe já conta com 11 cursos de Direito que oferecem anualmente 1.470 vagas. No Brasil já existem 1.078 cursos de Direito, que oferecem anualmente 223,2 mil vagas. São Paulo tem 229 cursos. Em segundo lugar, aparece Minas Gerais com 131. A análise foi com base em dados do Ministério da Educação.

Segundo a OAB, os números só confirmam a preocupação com a proliferação de cursos e a má qualidade do ensino jurídico no país. A região Sudeste, a mais rica do país, concentra 55% das vagas ofertadas em todo o país: 120,9 mil. A região responde por 46% dos cursos, apresentando um total de 496 faculdades. Sozinho, São Paulo responde por mais de um quarto (28%) das vagas por ano, ao oferecer 64,1 mil. E tem 21% de todas as faculdades brasileiras, que somam 229.

O presidente da OAB-SE, Henri Clay Andrade, disse no mês passado ao Portal Infonet que o mercado para os profissionais do Direito em Sergipe está saturado, numa crítica a ampliação de faculdades de Direito. A mais recente é a Faculdade Pio Décimo, que recebeu autorização do Ministério da Educação em junho passado.

“O Ministério da Educação (MEC) não considera a situação socioeconômica do Estado para autorizar um novo curso. O mercado está saturado ”, desabafou Henri Clay.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais