Serra de Itabaiana: bombeiros tentam controlar novo foco de incêndio

Novo foco de incêndio surgiu no início da tarde desta terça-feira,26 (Foto: Grupo WahtsApp Sergipe Notícias)

O incêndio no Parque Nacional Serra de Itabaiana, que havia sido controlado por volta das 11h desta terça-feira, 26, apresentou um novo foco de incêndio no início da tarde. Segundo Marleno Costa, chefe do parque, os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão trabalhando para debelar as chamas.

Ainda segundo Marleno Costa, o foco do incêndio surgiu por volta de 13h na parte montanhosa de Serra Comprida, onde se deu o epicentro do incêndio. “Houve o retorno de um ponto de incêndio nessa localidade. Isso é muito comum em casos de incêndios desse porte”, salienta.

O fogo atinge a Serra de Itabaiana desde o último sábado, 23. Ao logo desse período, o saldo que as chamas vem deixando é incalculável. “É muito difícil precisar as perdas para a biodiversidade”, afirma Marleno. “Como é, por exemplo, que vamos saber quantos animais morreram desde que o incêndio começou?”, questiona.  Um dos agravantes desse quadro, ainda segundo ele, é a poluição das nascentes e com isso a perda de grandes recursos hídricos.

Marleno explica também que muitas famílias foram afetadas porque o incêndio vitimou áreas de pastagens e diante disso, pequenos agricultores tiveram perdas significativas. “Aquele pequeno agricultor que tem poucos animais estará numa condição difícil porque essas áreas de pastagens são a fonte de alimentação desses animais”, explica.

Parque

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Areia Branca, estado de Sergipe, abrangendo ainda áreas dos municípios de Areia Branca, Laranjeiras, Itabaiana Itaporanga d’Ajuda e Campo do Brito. Possui uma área de 7.998,99 hectares, dos quais apenas 3,5% estão regularizadas. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais