Serra de Itabaiana: vídeo mostra incêndio que já dura três dias

Um incêndio de grandes proporções está devastando uma área da Serra de Itabaiana. De acordo com informações do chefe do Parque Nacional, Marleno Costa, as chamas tiveram origem no sábado pela manhã, 23, em uma localidade conhecida como Serra Comprida, no povoado Areias, no município de Areia Branca. Ele avalia que uma área de aproximadamente 600 hectares foi atingida, mas ainda não foi possível precisar a dimensão do incêndio.

Desde às 4h da manhã desta segunda-feira, 25, o chefe está no topo da serra contando com apoio da brigada de incêndio local e de voluntários. Mas a situação é crítica e o incêndio já é considerado de grandes proporções, conforme análise de Marleno Costa. Ele observa a necessidade de realizar o combate aéreo para controlar as chamas, mas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não disponibiliza deste tipo instrumento de combate a incêndio para esta região. “Está sendo tentado apoio do Governo do Estado”, disse.

Difícil acesso

A assessoria de comunicação social do Corpo de Bombeiros informou que se trata de um local de difícil acesso e que a corporação recebeu sucessivos telefonemas a partir das 11h15 do sábado, 23, e durante o domingo, 24, sobre a presença de fumaça na região. As pessoas que telefonaram, conforme a assessoria do CB, observaram a fumaça em diferentes pontos da Serra, entre o povoado Rio das Pedras e a localidade conhecida como Serra Comprida.

De acordo com a assessoria, no primeiro momento, a equipe do Corpo de Bombeiros mobilizou a brigada de incêndio do próprio parque e a equipe do CB só se deslocou para a área no domingo. Os trabalhos foram suspensos à noite e na manhã desta segunda-feira, 25, outra equipe do Corpo de Bombeiros retornou ao local e está tentando acesso. Devido às dificuldades, o Corpo de Bombeiros poderá articular o uso do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar para debelar as chamas, segundo a assessoria de comunicação social da corporação.

por Cassia Santana

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais