Sest-Senat lança o projeto Despoluir

O Presidente da Fetrabase, Sr. Carlos Knittel, esteve ontem em Aracaju para fazer o lançamento do projeto Despoluir – Programa Ambiental de Transporte, que é patrocinado pelo CNT (Conselho Nacional de Transporte), com apoio do SEST (Serviço Social do Transporte) e do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e IDT (Instituto de Desenvolvimento do Transporte).

O Despoluir quer reduzir a emissão de poluentes pelos veículos, aí incluídos ônibus, caminhões e taxis.  O projeto I prevê ampliar a regularização ambiental da frota; equipar unidades móveis de inspeção de veículos para atender empresas de transportes; aferir a emissão de poluentes para reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, de acordo com as resoluções do CONAMA; criar postos fixos de atendimento em locais de grande concentração de caminhoneiros autônomos e taxistas; promover o uso do selo Despoluir para identificar os veículos que estão em conformidade com as normas ambientais e incentivar o desenvolvimento de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

O projeto II prevê o incentivo ao uso de energia limpa pelo setor transportador. O projeto III, o aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transporte. O projeto IV integra o projeto Cidadania para o meio ambiente, que fará do taxista amigo do meio ambiente. O projeto V transforma outro amigo do meio ambiente, no caso, os caminhoneiros. Finalmente, o projeto VI procura interessar o trabalhador em transporte amigo do meio ambiente, através de cursos, informações por meio de material educativo e finalmente um concurso para premiar os trabalhadores em transporte que mais estimulem o cuidado com o meio ambiente. O Programa Despoluir tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais