Sindicato diz SSP contratou apenas 16 peritos oficiais

Sindicato diz SSP contratou apenas 16 peritos oficiais (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Sindicato dos Peritos Oficias de Sergipe (Sinpose) disse nesta sexta-feira, 13, que foram contratados somente 16 peritos para a Coordenadoria Geral de Perícia da Secretaria de Segurança Pública (Cogerp), e não, 34 conforme divulgado pelo Governo do Estado.

O presidente do Sinpose, Carlos Eduardo Oliveira, esclareceu que foram contratados 10 peritos criminais, cinco peritos médico-legistas e um perito odontolegista. Ainda de acordo com eles, também foram contratados 10 papiloscopistas e oito agentes técnicos em necropsia, que apesar de terem relevância na estrutura da perícia, não devem ser confundidas com o cargo de perito oficial.

“A profissão de perito oficial é regida por Lei Federal. A perícia oficial só pode ser desenvolvida por peritos oficiais e atribuir este nome a outros profissionais é, no mínimo, descumprir a lei. O Governo está superestimando um número que não é realidade nem suficiente para o Estado”, explica.

Segundo dados do Sinpose, Sergipe possui atualmente 31 peritos oficiais (dos quais cinco estão em cargo de direção), incluindo os novos contratados. “Estatísticas da Organização das Nações Unidas (Onu) apontam que é necessário um perito para cinco mil pessoas. Levando a conta a população de Sergipe, seriam necessários 400 peritos oficiais. Atualmente, nos casos de peritos criminais, no local de crime, só são dois peritos por plantão para atender todo o Estado”, revela Carlos Eduardo.

Apesar da defasagem, Carlos Eduardo revela ainda que existem 61 peritos oficiais formados, por meio do concurso, e aptos a serem nomeados. São 42 peritos criminais, 15 médico-legistas e quatro odontolegistas.

SSP

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) ressaltou que nunca houve concurso para a área de perícias e que este foi o primeiro concurso realizado na área, sendo que a intenção do Governo do Estado é melhorar o serviço, com a contratação de um número ainda maior de profissionais e a construção do novo Instituto Médico Legal (IML), em Socorro, do do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).

A assessoria garantiu que foram convocados 34 profissionais de nível médio e superior para a área da perícia e que todos eles fazem parte da Cogerp.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais