O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo (Sindipetro AL/SE) comemora 46 anos de existência nesta quarta-feira, 27. Para celebrar a data, o sindicato preparou algumas atividades.
Às 17h30 o fotógrafo João Zinclar estará, na sede do Sindipetro AL/SE em Aracaju, apresentando suas fotos numa exposição sobre o rio São Francisco. Em seguida, o coordenador nacional da Conlutas, José Maria de Almeida, lançará o seu recém-publicado livro ‘Os Sindicatos e a luta contra a burocratização’, com sessão de autógrafos, e bate-papo sobre o assunto. Alguns momentos da história do Sindicato também serão retratados e exibidos em vídeo ao longo da programação.
Para finalizar o dia de comemorações, um trio de forrozeiros animará a festa da categoria.
Sindicato
Foi exatamente no ano de 1961 que os trabalhadores ligados à Petrobrás no estado de Sergipe fundaram o Sindipetro. Ao longo dessas quatro décadas e meia, a entidade conviveu e lutou contra os ‘anos de chumbo’, defendeu a soberania nacional e o monopólio estatal do petróleo, assim como atuou no combate a maior chaga que acossa a humanidade ao longo dos últimos séculos, a exploração do homem pelo homem.
Comentários