Sintepav paralisa obra da Torre

Trabalhadores sem equipamentos de segurança Foto: Arquivo Portal Infonet
As denúncias de trabalho escravo e outras diversas irregularidades em obras da Torre, mostradas em matéria exclusiva publicada pelo Portal Infonet no último dia 11 desse mês, culminaram em uma greve deflagada pelos trabalhadores e Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem de Sergipe (Sintepav).

Na assembléia realizada na manhã desta quinta-feira, 18, na obra da empresa Torre Empreendimentos, que está sendo realizada no município de Capela, distante 67 km da capital sergipana, os trabalhadores decidiram pela greve.  

De acordo com o assessor do sindicato, Alexandre Delmondes, os trabalhadores não suportam o descaso da empresa. “A paralisação será por tempo indeterminado porque os trabalhadores não aguentam mais trabalhar sem nenhuma condição”, afirma Alexandre, salientando que, além das denúncias de trabalho escravo, existem

O assessor Alexandre Delmondes Foto:Arquivo Portal Infonet
denúncias de trabalho infantil.

“Os trabalhadores disseram que crianças estavam sendo utilizadas por uma firma terceirizada pela Torre para trabalhar plantando grama”, denuncia.

Conciliação

Nesta manhã, 18, o presidente do Sintepav, Albérico Santos Queiroz, protocolou na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) um pedido de conciliação entre a empresa e o sindicato.

“Já protocolamos junto à DRT uma fiscalização de emergência e agora vamos pedir uma reunião de conciliação entre a Torre e o sindicato para que a empresa possa atender às reivindicações dos trabalhadores com relação à saúde do trabalhador, cesta básica, transporte, alojamento e fardamento”, afirma Albérico.

Albérico Queiroz explicou que chegou a se reunir por duas vezes com a empresa, mas nada foi resolvido. “Tivemos duas reuniões com Aline, a advogada da empresa, mas nada foi resolvido. Chegamos a marcar duas audiências de conciliação com a DRT em 07 de novembro de 2008 e no dia 20 de novembro também de 2008, mas a Torre não compareceu. Vamos tentar essa audiência, mas caso não haja acordo entre as duas partes vamos para um dissídio coletivo”, ressalta o presidente do Sintepav.   

Torre

Na manhã desta quinta-feira, 18, a equipe do Portal Infonet tentou contato com o engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Genilson Vieira. Mas a informação é de que ele somente estaria na empresa no período da tarde.

A advogada da empresa também foi procurada, mas disse que não poderia falar sobre o assunto essa semana e que conversaria com os responsáveis pela empresa para poder dar um retorno. Mas até o fechamento desta matéria ninguém da Torre entrou em contato para prestar esclarecimentos sobre as denúncias do sindicato.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais