O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) fará uma vistoria nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac) nos próximos dias, para verificar se as medidas sanitárias estão sendo cumpridas e se as mudanças prometidas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) foram implementadas.
Há alguns dias funcionários denunciaram que não estava havendo controle de acesso do público e nem limpeza adequada nos locais, conforme preconizado nas medidas sanitárias de combate ao covid-19. De acordo com o presidente do Sintrase, Diego Araújo, aconteceu uma reunião no dia 25 de março com o secretário de Estado da Administração, George Trindade, para tratar da proteção dos funcionários e do público no Ceac.
“O secretário acatou todos os pontos que levamos para a reuniu. Ele se comprometeu a mudar o ponto de registro de presença da entrado do Ceac para um local mais reservado, já que o ponto é facial e os funcionários não se sentiam seguros em retirar a máscara. Também será intensificada a limpeza no local, assim como ele alterou o horário de funcionamento do Ceac para evitar aglomerações no transporte público. Foi uma reunião bastante produtiva”, afirma.
Diego adianta que essa semana uma equipe do sindicato fará uma vistoria nos Ceacs para verificar se as mudanças foram implementadas e conversar com os funcionários. “Estamos nos organizando para de forma segura visitar os locais e saber se as medidas sanitárias estão sendo cumpridas e se de fato os servidores estão trabalhando em segurança”, adianta.
Medidas
Na reunião, o secretário de administração informou que a higienização dos Ceacs é feita diariamente e a desinfecção a cada 15 dias, e que álcool gel é disponibilizado em totens e em vários pontos do Ceac. Com relação ao controle de pessoas, foi informado que o controle é feito com a redução, em 50%, dos serviços prestados e a não é permitido acompanhantes, com exceção de casos extremos, e que há agendamento prévio do serviço.
O horário de início de funcionamento do Ceac foi alterado passando das 7h para às 8h, para diminuir o risco para os funcionários por conta do horário de pico dos ônibus. De acordo com a Sead, todas as medidas anunciadas na reunião já foram implementadas.
Entenda
No dia 24 de março funcionários do Ceac denunciaram o descumprimento das medidas restritivas e sanitárias de combate ao covid-19 nos locais. De acordo com a denúncia, não estava acontecendo controle de acesso de pessoas aos Ceacs, as equipes de limpeza tinham sido reduzidas e faltavam materiais de limpeza e álcool para higienizar os espaços. Na oportunidade o Sintrase informou que já sabia das denúncias e que tinha solicitado uma reunião com o secretário.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B