A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) divulgou o balanço da operação realizada durante o primeiro turno das eleições de 2024. Ao todo, foram registradas 330 ocorrências atendidas pela Polícia Militar e 56 boletins de ocorrência pela Polícia Civil. A operação, que envolveu o monitoramento constante pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantiu tranquilidade no processo eleitoral em todos os 75 municípios do estado. Apenas uma prisão em flagrante foi efetuada.
A maior parte das ocorrências atendidas pela Polícia Militar — cerca de 65% — foi relacionada a compra de votos, suspeita de compra de votos e corrupção eleitoral. Além disso, casos de boca de urna, propaganda irregular e transporte irregular de eleitores também foram registrados e prontamente coibidos pelas equipes policiais, segundo o tenente-coronel Alysson Cruz, assessor de comunicação da PM.
Ainda durante o Pleito Eleitoral, 61 pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo cinco candidatos. No mesmo período, oito armas, seis veículos, 14 celulares e 110 gramas de entorpecentes foram apreendidos. Os dados também mostraram que os municípios de Nossa Senhora do Socorro (70), Aracaju (47), São Cristóvão (22), Laranjeiras (12) e Itabaiana (09) foram os que registraram o maior número de incidentes.
Pela Polícia Civil, a única prisão em flagrante ocorreu devido a práticas de lesão corporal, resistência, ameaça e impedimento do processo de votação. Os 56 boletins de ocorrência registrados pela corporação envolveram crimes como ameaça, desobediência, boca de urna e fotografia da urna.
O Corpo de Bombeiros também participou da operação, realizando atendimentos pré-hospitalares e transportes de pacientes em algumas localidades. Um incidente em Aquidabã, onde foi percebido fumaça em um disjuntor, foi rapidamente controlado, permitindo a continuidade das votações sem maiores transtornos.
Tentativa de feminicídio sem relação com eleição
Fora do contexto da Eleição, a Polícia Militar registrou uma tentativa de feminicídio em um local de votação na região central de Aracaju. A Polícia Militar interveio rapidamente na situação, e a vítima foi socorrida pelo Samu. “Infelizmente, tivemos um caso no Centro de Excelência Professor João Costa, mas graças à intervenção imediata de um policial militar, a ação do autor do crime foi cessada, e a vida da mulher foi preservada”, relatou o tenente-coronel Alysson Cruz.
Plano operacional segue em andamento
Como a capital sergipana terá segundo turno nas Eleições 2024, a Secretaria da Segurança Pública mantém o planejamento operacional para garantir a segurança dos cidadãos aracajuanos e a tranquilidade e integridade do pleito eleitoral. As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar já estão mobilizadas e atuando de forma preventiva nos dias que antecedem o segundo turno da eleição e também estarão de prontidão no dia da votação, que acontece em 27 de outubro.
por João Paulo Schneider
Com informações da SSP
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B