Tartaruga marinha atingida por óleo em Alagoas é liberada em Aracaju

Momento em que a tartaruga é devolvida ao habitat natural (Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos)

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) liberou no início da tarde desta sexta-feira, 17, a tartaruga marinha da espécie Caretta caretta juvenil, que foi encontrada encalhada no município de Maragogi, em Alagoas, com o corpo coberto pelo óleo, de origem desconhecida, que se espalhou pelo litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

O animal foi resgatado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia 17 de outubro do ano passado e encaminhado para o Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre da Fundação Mamíferos Aquáticos na cidade de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju.

De acordo com a FMA, o óleo atingiu 90% do corpo da tartaruga, que também apresentava ingestão do resíduo e presença de infecção pulmonar em consequência da interação com o resíduo oleoso. A tartaruga passou 91 dias, o equivalente a três meses, em processo de reabilitação. Nesse período, foram instituídos protocolos terapêuticos com medicações, fluidoterapia e suplementações vitamínicas, além dos banhos para despetrolização.

Após este período de reabilitação, o animal ganhou peso, está se alimentando bem e, de acordo com o resultado dos exames hematológicos, encontra-se apto para ser reintroduzido ao seu habitat natural. A soltura da tartaruga ocorreu às 14h30 na praia do Aruana, em frente ao Cemitério dos Náufragos, atendendo orientação dos órgãos ambientais.

por Cassia Santana, com informações da FMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais