Tiro na Vaquejada: SSP indicia PM que atirou no jovem em Brejão

Willian foi atingido por tiro de arma do PM e morreu no local (Foto: Arquivo da família)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) encerrou as investigações, entendendo como homicídio doloso [que houve crime] o caso ocorrido durante a vaquejada realizada em Brejão, no município de Brejo Grande, no dia 12 de agosto deste ano, que culminou com a morte do jovem José Willian de Oliveira Pereira, 23, atingido por tiro originado da arma de um policial militar. Descartando, portanto, a possibilidade de legítima defesa ou tiro acidental.

Katarina Feitosa: tiro pelas costas (Foto: Portal Infonet)

O policial militar Wesdgley de Oliveira Rodrigues foi indiciado e responderá judicialmente por homicídio doloso, conforme informações da delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa. A delegada explica que a conclusão pelo indiciamento do PM tem por base o laudo cadavérico fornecido pelo Instituto Médico Legal (IML). Neste laudo, ficou claro que o jovem foi atingido pelas costas, segundo a delegada. “No bojo da investigação, o presidente do inquérito [delegado José Aciolly] entendeu que houve incongruências no depoimento do policial militar”, explica a delegada.

O policial militar informou ao Comando Geral da PM e manteve a sua defesa ao ser ouvido no inquérito policial instaurado pela SSP, assegurando que teria ocorrido uma luta corporal entre ele e o jovem e que a vítima teria tentado tomar a arma dele, momento em que o tiro foi disparado acidentalmente e atingido a parte da frente da cabeça do jovem. Versão combatida na investigação da Polícia Civil. “No laudo pericial, ficou constatado que o tiro foi por trás. O orifício de entrada foi pela parte posterior do crânio. Então, a versão do policial não foi confirmada”, destacou Katarina Feitosa, em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, 21, justificando o indiciamento do PM.

Afastado da função

O inquérito foi finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário. O Ministério Público ainda não se manifestou sobre a questão. Portanto, o PM ainda não figura como réu neste processo, que já está registrado no Poder Judiciário. Paralelamente, o caso também está sendo investigado pela corporação militar, que instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) porque o policial indiciado estava trabalhando no policiamento ostensivo durante a vaquejada.

O major Fábio Machado, chefe da 5ª Seção da Polícia Militar [setor responsável pela comunicação social da corporação], informou que o IPM ainda não foi concluído. Ele disse que o Comando Geral da Polícia Militar aguardará a conclusão do processo judicial para então se manifestar.

A delegada Katarina Feitosa informou que a Polícia Civil não solicitou a prisão preventiva do PM porque ele não atrapalhou a investigação. Segundo o major Machado, o policial continua afastado da função e está cumprindo expediente realizando atividade administrativa. O Portal Infonet tentou ouvi-lo, mas o major disse que não teria condição de localizá-lo nesta sexta-feira, 21.

O Portal Infonet permanece à disposição do policial militar. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Entenda o caso

O jovem José Willian participava de uma vaqueja quando ocorreu uma confusão já no final do evento no povoado Brejão. Os policiais militares agiram e o jovem foi atingido pelo tiro e chegou a ser encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Há informações que o rapaz teria sido colocado em uma viatura da Polícia Militar, que atolou no meio do caminho e foi abandonada em uma área margeada por manguezal. A família do jovem nunca acreditou na versão do policial militar e clama por justiça.

O episódio gerou revolta na cidade. No dia seguinte à morte do jovem, a comunidade realizou uma manifestação na cidade de Brejo Grande, fechando os principais acessos com pneus queimados e a Delegacia de Polícia Civil foi atingida por pedradas.

Por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 12h12 para acréscimo do nome do policial militar indiciado no inquérito

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais