Unidades móveis substituirão PAC fixo em Sergipe

Bases Móveis substituirão PAC (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Retirar o efetivo de pontos fixos para exercer um papel de maior interatividade nas localidades com maior incidência de criminalidade e a pretensão de investir algo em torno de R$ 28 milhões em comunicação digital, interligando todas as unidades de segurança pública em Sergipe.

Pelo menos este foi o objetivo do Governo, anunciado nesta terça-feira, 10, pelo secretário Mendonça Prado, da Segurança Pública, ao apresentar as 32 Bases Móveis da Polícia Comunitária, que serão enviadas para as localidades que apresentam maior índice de violência. Os equipamentos da Comunicação Digital, segundo Mendonça Prado, serão adquiridos por meio de pregão eletrônico a ser conduzido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Estas Bases Móveis vão efetivamente substituir os pontos fixos dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), especialmente na região metropolitana, onde estarão concentradas 27 Bases Móveis, e outras cinco distribuídas entre os municípios onde há elevados índices de violência, a exemplo de Itabaiana e Lagarto, obedecendo o critério do programa Brasil Seguro que prioriza localidades com população superior a 50 mil habitantes.

Mendonça Prado: mudança na filosofia da Polícia Comunitária

Neste primeiro momento, 27 Bases Móveis estarão atuando na região metropolitana e as cinco nas regiões Sul, Centro-Sul e Agreste do Estado, onde há elevado índice de violência. De acordo com o novo formato, as unidades fixas dos Postos de Atendimento ao Cidadão funcionarão como mero ponto de apoio e permanecerão fechados para o atendimento ao público, segundo o tenente-coronel Paulo César Paiva, chefe da 5ª Seção da Polícia Militar.

Segundo Mendonça Prado, são investimentos na ordem de R$ 4,8 milhões, com a parceria do Governo Federal por meio do Programa Brasil Mais Seguro. Cada viatura tem capacidade para transportar nove policiais, mas o número de policiais deve ser menor. Apesar da PM possuir pequeno efetivo, Mendonça Prado não vê problema e garante que o quantitativo de policiais será suficiente para atender a demanda.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais