Vacinação antirrábica pode ser realizada no Centro de Zoonoses

A vacinação é recomendável para animais com mais de três meses e que não esteja passando por tratamento de(Foto: Ascom/ SMS)

Após o fim da campanha de vacinação antirrábica, as pessoas ainda podem imunizar os cães e gatos contra a doença no Centro de Zoonoses, localizado  na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, bairro Capucho.

Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, os interessados podem comparecer ao CCZ levando a carteira de vacinação do animal. Caso não tenha, o documento também é feito no Centro de Zoonoses.

Ainda segundo Mariana, o horário de funcionamento do Centro de Zoonoses é de segunda à sexta, das 08 às 17 horas. “A pessoa pode vir acompanhada com o animal que o atendimento geralmente é bem rápido”, afirma. Ainda segundo ela, a vacinação é recomendável para animais com mais de três meses e que não esteja passando por tratamento de saúde.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vão a óbito em até 10 dias a partir do início dos sinais clínicos.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais