VCA: motoristas ainda aguardam Setransp

Ricardo SS: motoristas e cobradores de sobreaviso (Fotos: Portal Infonet)

Motoristas e cobradores da VCA, empresa que explora linhas do sistema de transportes coletivos de Aracaju permanecem mobilizados e prometem parar o sistema a qualquer momento, caso o pagamento dos salários não seja efetuado nesta manhã. A categoria garante que  há funcionário sem receber salários nem tickets alimentação há dois meses, assim como também estão atrasadas as gratificações correspondentes a férias.

Um grupo permanece concentrado na sede da empresa no bairro Capucho, aguardando uma posição oficial do Sindicato das Empresa de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). O motorista Ricardo Santos Silva Filho informou que motoristas e cobradores da empresa já estão sendo contatados por telefone. “Basta dizer vamos e todo mundo já está preparado para tomar os terminais”, diz. Com o sinal, conforme Ricardo SS, os motoristas e cobradores que estiverem em atividade se dirigem aos terminais de integração e cruzarão os braços.

Motorista exibe a decisão judicial

Conforme explica o motorista, a categoria compreende que a falta de pagamento de salário não é mais de responsabilidade da empresa, mas do Setransp que, segundo denuncia, não tem repassado os recursos destinados à VCA referente à cobrança das tarifas feita por meio dos cartões de embarque. Neste sentido, há decisão da juíza Gilvânia Oliveira, da 4ª Vara do Trabalho, obrigando o Setransp a repassar à VCA montante superior a R$ 1,731 milhão mensais, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil, em caso de desobediência.

O Portal Infonet tentou contato com o Setransp na manhã desta quinta-feira, 27, mas não obteve êxito. No entanto, na quarta-feira, 26, a assessoria de imprensa do sindicato patronal enviou nota oficial à redação informando que o superintendente José Carlos Amâncio, estaria à disposição para sentar à mesa com os funcionários da empresa para buscar meios de ajustar “essa situação de inadimplência com o pessoal, para que seja assegurada a prioridade do pagamento aos funcionários com a verba arrecadada pela VCA, a quem cabe a responsabilidade da folha de pagamento”.

Na nota, a superintendência garantiu que o “Setransp cumpre integralmente com os repasses para a VCA, descontando apenas os 3%, de praxe, da taxa”.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais