8ª Primavera dos Museus é aberta em Sergipe

Abertura acontece nesta segunda-feira, 22 (Fotos: Fabiana Costa/Secult)

Exposições, debates e um cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Laranjeiras marcaram o primeiro dia de atividades da 8ª Primavera dos Museus, ocorrido nesta segunda-feira, 22. O evento, que este ano traz o tema “Museus Criativos”, prossegue até o dia 28, com ações em diversos museus do Estado. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é promovida em Sergipe pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O evento de abertura contou com a participação de representantes das unidades museológicas, moradores e também com professores e alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

O diretor do Museu de São Cristóvão, Tiago Fragata, explica que o evento é mais um momento de chamar a atenção da sociedade para a preservação e função dos museus. “A concepção de museu mudou bastante. Hoje ele não aponta somente para o passado. Ele pensa o presente e programa o futuro, tanto é que o museu se tornou matéria acadêmica. O tema ‘Museus Criativos’ serve para que possamos fazer uma reflexão quanto à importância dos museus na questão da criatividade e da cidadania. Os museus fazem parte de uma comunidade. eles são uma casa não só de turistas, mas dos visitantes, pois afinal somos todos cidadãos”, explica.

Diretor do Museu de São Cristóvão, Tiago Fragata

Para a professora Ana Karina Rocha, coordenadora do curso de Museologia, a preocupação em dar visibilidade aos museus também é importante para os estudantes. “Com essas ações, temos o engajamento dos alunos com os museus de Sergipe, um conhecimento maior sobre os seus acervos, além de uma conversa com os representantes das instituições. A ideia do bate papo com os alunos nos traz informações a respeito do patrimônio desses museus e quais seriam as formas de intervenção direta nessa realidade”, destaca.

A iniciativa foi aprovada pelos alunos, que elogiaram a integração feita com museus e comunidade. “Acho bacana essa introdução da cultura dentro da universidade. A integração dos eventos com o campus é legal, pois acontece essa relação com a comunidade e com os grupos, que são objetos de estudo para a gente. É fantástico conviver com a população, ver como a música é cantada e o ritmo é tocado. É diferente de você ler no texto ou em uma monografia”, explica o estudante Jean Costa.

Ana Karina Rocha, coordenadora do curso de Museologia

Laís Moura, que é aluna de Museologia e funcionária de um museu, ressalta a importância do bate-papo para a formação dos alunos. “Acredito que essa troca de ideias nos traz grandes benefícios. Como já trabalho em um museu, quero ter noção da realidade dos outros museus aqui do estado”, conta.

A Coordenadoria de Museus e Patrimônio Documental Textual da Secult, Silvia Maia, destaca que é fundamental a participação da comunidade nos próximos eventos, que seguirão um cronograma conforme a programação interna de cada instituição. “É de suma importância que a comunidade participe de todas as atividades. A intenção é que a comunidade possa interagir, participando sempre das atividades desenvolvidas”, ressalta.

Programação

Jean e Laís, alunos de Museologia

Silvia Maia é a coordenadora de Museu da Secult

A Primavera dos Museus em Sergipe envolve diversas instituições. A programação contempla desde escolas variadas à Igreja Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão. Os museus participantes são tão distintos quanto o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e o Museu da Polícia Militar de Sergipe. Os municípios envolvidos são Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana e Indiaroba.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais