‘Adeus Lenin’ é exibido na Mostra Sesc de Cinema Alemão

O evento está ocorrendo no Sesc Centro, em Aracaju (Foto: arquivo Portal Infonet)

Mais um filme atraiu a atenção de dezenas de pessoas ao auditório do Sesc Centro, em Aracaju. Nesta terça-feira, 23, o responsável para a reunião de espectadores foi o filme “Adeus Lênin” (Wolfgang Becker, 2002). Após o filme, a jornalista e mestranda em comunicação da Universidade Federal de Sergipe, Suyene Correia, conduziu uma análise sobre a produção.

De acordo com o gerente de cultura do Sesc, Wolney Nascimento, os filmes serão exibidos abordando diversos momentos da história alemã. “Alguns temas são fundamentais a serem abordados: como a divisão da Alemanha em Oriental e Ocidental, a queda do muro de Berlim, a Alemanha na II Guerra. A Mostra está relacionada à Temporada Alemanha no Brasil 2013-2014, o que está atraindo estudantes e professores para acompanhar o evento”, disse o gerente.

Suyene Correia fez questão de mediar a análise do filme com camisa personalizada Good Bye Lenin (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)

O filme “Adeus Lênin” se passa em 1989, pouco tempo antes da queda do Muro de Berlim, quando a personagem sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal e acaba entrando em coma em Berlim Oriental. A mulher fica desacordada justamente no momento em que o capitalismo vence na região.

Já nos anos 90, sra. Kerner acorda sem imaginar as mudanças políticas que aconteceram no local. Orientados pelos médicos, os filhos da mulher não podem deixar que ela tenha qualquer choque emocional. Para isso, seu filho Alex (Daniel Brühl) decide por esconder tudo o de capitalista que acontece em volta de sua mãe.

De acordo com a mediadora da análise, o filme traz abordagem interessante sobre o capitalismo e o socialismo. “É um tema interessante, que gera muitas discussões. Hoje, não faremos um debate político. Não queremos esse enfoque. A ideia é abordar o cinema alemão”, disse Suyene Correia.

Andrey Augusto é estudante de História da UFS

Para Andrey Augusto, estudante formando em História na UFS, a mostra de filmes alemães é uma oportunidade para que as pessoas saiam da mesmice. “Nós vemos muito o cinema norte-americano. É ótimo saber que existem excelentes filmes de outros lugares. Isso faz com que tenhamos outras visões acerca dos acontecimentos.

Outros filmes

Ainda hoje, será exibido o filme “4 dias em Maio”, de Achim Von Borries, 2011. O filme será exibido às 19h no Auditório do Sesc Centro.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais