Aperipê TV comemora os 26 anos com programação especial nesta semana

0

A TV Pública de Sergipe completou 26 anos nesta segunda, 31 de janeiro, e para comemorar a emissora apresenta uma programação especial durante esta semana. A partir desta terça, 1º de fevereiro, a grade da Aperipê TV será reforçada com programas locais que apresentam boa música, além de muita cultura e informação.

A partir das 18h desta terça, será dada a largada com o especial Acústico, no formato pocket show, com a participação da banda Reação e do músico Alex Sant”Ana. Às 19h30, após o Periferia, o público será surpreendido por uma edição extra do Olha Aí em plena terça-feira. A edição especial, veiculada em dia excepcional, vai falar sobre o papel da TV Pública apresentando uma entrevista com a presidente da Fundação Aperipê (Fundap), Indira Amaral. No mesmo programa, serão exibidos três curtas nordestinos: ‘Africanizar’, ‘Cidade’ e ‘Culpa’.

Quarta-feira

Na quarta-feira, 2, o Especial Aperipê vem em dose dupla. Às 18h, será apresentado o documentário ‘Cinema no Rio São Francisco’. Dirigido por Gabriela Caldas, o filme retrata a rotina de um grupo de produtores culturais mineiros, que levam o projeto de mesmo nome para as comunidades ribeirinhas do Velho Chico. No horário de costume (às 19h), entra em cena ‘João Mello’, dirigido por Pascoal Maynard. Neste documentário, o saudoso músico João Mello conta sua própria história, desde a infância, passando pelo momento em que foi apresentado à música até sua consagração, dentro e fora de Sergipe.

Ainda na quarta-feira, às19h30, acontece a tão esperada estréia do filme ‘Lá em Casa é Assim’, um vídeo experimental de ficção produzido pela Aperipê TV em parceria com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVIDI) da Universidade Federal da Paraíba. Com duração de 26 minutos, a história, dirigida por Gabriela Caldas, passeia pelo cotidiano de uma família sergipana formada por três gerações de mulheres. Além das relações familiares e todas as suas nuances, o vídeo conduz a reflexões sobre a sociedade, evidenciando, por exemplo, o papel de uma professora de artes na rede pública de ensino. O ‘Lá em Casa é Assim’ será reapresentado na sexta, 4, às 18h, e no sábado, 5, às 19h.

A partir das 21h, o público vai poder curtir a diversidade de ritmos do programa Som na Caixa com a apresentação de grandes nomes da música sergipana. Entram em cena na tela da Aperipê TV: João Ventura, Irmão e Tom Robson, Xote Baião, Ivan Reis, Patrícia Polayne, Plástico Lunar, Amorosa, Paulo Lobo, Mensagenegra, Naurêa e Burundanga.

Quinta-feira

Na quinta, 3, a partir das 18h, será exibida a ‘Mostra Novíssimo Cinema Sergipano’, com filmes produzidos pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). A mostra, que tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual independente local, vai apresentar os curtas ‘Cinzas’ e ‘Liah’, além de um exercício de animação coordenado pela ilustradora Rosana Urbes. A partir das 21h tem mais música na tela da ‘TV que mudou para você’, com a apresentação do show ‘Circo Singular’ de Patrícia Polayne, uma das grandes revelações da música sergipana para o Brasil.

Fonte: Assessoria Aperipê

Comentários