Aracaju recebe espetáculo “As Centenárias”

Marieta Severo e Andrea Beltrão são 'As Centenárias (Foto: Divulgação)

Aracaju recebe nos dias 19 e 20 deste mês o espetáculo 'As Centenárias', com direção de Aderbal freire-Filho e texto de Newton Moreno, a história é protagonizada por Marieta Severo, Andrea Beltrão e Sávio Moll. No texto, o autor explora o tema da morte, seus ritos e as personagens que a tradição popular evoca. Há um vasto repertório de causos em que se registra a dupla e importante missão das carpideiras dentro do ritual da morte.

Elas devem confortar os familiares e tentar enganar a indesejada, ludibriar a dita-cuja, aplicando todo o seu saber fundado na esperteza e na dissimulação. Dizem que são centenárias, que nunca morrem porque fizeram pacto com a 'Patroa'. São também chamadas de as choronas e carregam um lenço imenso nas mãos, sinal das lágrimas que devem verter.

Trata-se de um espetáculo teatral vitorioso que desde setembro de 2007, quando estreou no Teatro Poeira no Rio de Janeiro, vem lotando todas as salas onde se apresenta. Ao longo destes 3 anos de carreira mais de 100.000 espectadores já aplaudiram de pé esta comédia brasileira que conta a saga de Socorro e Zaninha, duas carpideiras do sertão nordestino. Em 2009 o espetáculo realizou uma temporada de enorme sucesso, em São Paulo, no Teatro Raul Cortez durante 4 meses.

A crítica de teatro Bárbara Heliodora dedicou uma página inteira no caderno de cultura do jornal O Globo, considerando o espetáculo como 'O mais Alegre do Ano'. Em 2010 o espetáculo se apresentou em Brasília, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Nos meses de março e abril de 2011 voltou a cartaz no Rio de Janeiro em gloriosa temporada no Teatro João Caetano.

Os ingressos ainda não têm o valor divulgado, mas estarão à venda na bilheteria do Teatro.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais