Arquivo Público de Sergipe comemora 96 anos durante sessão na Alese

Solenidade ocorreu nesta terça-feira, 29, na Alese (Foto: Jadilson Simões)

Uma audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 29, comemorou os 96 anos do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APS), completados justamente neste 29 de outubro.

A mesa de palestrantes foi composta pelas professoras Beatriz Goes e Terezinha Oliva, ex-diretoras da instituição; o professor Carlos Malaquias, chefe do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS); a atual diretora do APS, Lícia Cristina Santana; e o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. O autor do Requerimento para a audiência pública foi o deputado estadual Francisco Gualberto, vice-presidente da Alese.

“Trata-se de uma apresentação sobre a importância dessa data. Por isso não tive dúvida de que se tratava de uma questão importante. Por essa razão fizemos contato com o presidente da Casa e com o cerimonial para que a data da apresentação coincidisse com o dia de hoje, e tivemos toda a gentileza da Casa do Povo para que tudo ocorresse bem”, disse Francisco Gualberto, salientando que o requerimento havia sido aprovado por unanimidade. “No nosso entendimento, qualquer país, qualquer Estado, qualquer cidade que não preserva sua memória, está buscando se desvalorizar diante da história”, disse, parabenizando o Arquivo Público e seus servidores. “Sem dúvida, trata-se de algo muito importante para o povo sergipano e para a nossa história”.

O Arquivo Público de Sergipe disponibiliza aos cidadãos e entusiastas das pesquisas de campo um acervo de documentos históricos, além de coleções de pesquisadores sergipanos totalmente digitalizadas. Todo o acervo fica resguardado em um prédio construído em 1936, mas recém-reformado e modernizado. Funcionando em horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, o arquivo está localizado na Travessa Benjamin Constant, 348 – Centro de Aracaju. O agendamento de visitas e pesquisas pode ser feito pessoalmente ou por meio do telefone (79) 3179-1907.

Considerada uma das mais antigas edificações do estado, o Arquivo Público Estadual de Sergipe Palácio Carvalho Neto abriga documentos históricos do Poder Executivo, jornais de época, uma escritura de compra e venda de uma propriedade rural do ano de 1673, a coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra, do jurista Gumercindo Bessa, além de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epifânio Dória, entre outros.

Fonte: Assessoria Parlamentar do deputado

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais