![]() |
Os famosos best-sellers estão disponíveis no setor circulante (Fotos: Fabiana Costa/Secult) |
A Biblioteca Pública Epifânio Dória, que é tradicionalmente conhecida por possuir livros antigos e raros, além de obras clássicas da literatura e livros didáticos, também abriga em seu acervo publicações extremamente populares entre os leitores. Os famosos best-sellers estão disponíveis no setor circulante, onde é possível encontrar livros como “A Culpa é das Estrelas”, “As vantagens de ser invisível”, "A Menina que Roubava Livros" e "A Paixão Segundo G.H.".
Dentre a legião de leitores que se tornaram fãs dos best-sellers, está Sasha Vanderlei, aluna do Colégio Dom Luciano. A jovem de 16 anos conta que conheceu a Biblioteca em abril deste ano, e desde então passou a frequentá-la quinzenalmente, sempre levando dois exemplares por vez. Sasha conta ainda que ultimamente tem lido vários best-sellers, sendo que o último deles foi o livro “Tentada”, sexto volume da série “House Of Night” (P. C. Cast e Kristin Cast). “Gosto de livros que seguem essa linha. A narrativa é mais emocionante e envolvente, a leitura é rápida e é muito fácil se identificar com os personagens” afirma.
![]() |
Livros são populares entre os leitores |
Outra jovem que aproveita os benefícios da Biblioteca é Sara Miranda, 18. A aluna do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite conta que conheceu a Biblioteca no início do ano e desde então passou a frequentá-la semanalmente. Sara diz ser eclética quando se trata de livros, porém, afirma que ultimamente tem lido muitos best-sellers. “Eu leio um pouco de tudo, mas ultimamente tenho escolhido esse tipo de livro por ser atual. Alguns deles até pertencem ao estilo que eu gosto. Também leio muitos de livros história, livros que retratam a Segunda Guerra Mundial, são histórias que me prendem” diz.
Revitalização do acervo
A diretora da Biblioteca, Mirian Elorza, conta que o acervo do setor circulante passa por um processo de renovação, impulsionado principalmente pelas doações realizadas por pessoas comuns e instituições. “O acervo da BPED é formado quase que na sua totalidade por doações de particulares, instituições, autores e Fundação Biblioteca Nacional. Neste semestre tivemos uma grande doação do "Clube de Leitores da Petrobrás", aproximadamente 1200 novos títulos, que veio para revitalizar o nosso acervo”, afirma .
A revitalização do acervo, segundo Mirian Elorza, tem provocado um aumento no número de usuários da biblioteca. De acordo com ela, somente em 2014, a média de empréstimos por mês cresceu de 300 para 350. Nesse aspecto, o mês de julho foi o que obteve maior destaque. “Julho é tradicionalmente um mês mais fraco por conta por conta das férias escolares. No entanto, esse ano nossas expectativas foram superadas, sobretudo, se levarmos em conta levando a realização da Copa do mundo, que afetou muito nossa rotina de atendimento”, conta.
Funcionamento
A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12h. Para fazer o cadastro a pessoa deve apresentar os seguintes documentos: RG, Comprovante de Residência e uma foto 3×4. As obras do setor circulante podem ser adquiridas por empréstimo de até 14 dias, podendo ser renovado por mais 14, sendo que o usuário pode pegar até dois exemplares por vez. A Biblioteca fica localizada na Rua Vila Cristina, s/n, bairro 13 de Julho, em Aracaju.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B