Cine de Rua Infantil promove segunda edição em São Cristóvão

Mostra acontece nos dias 17 e 18 de outubro com programação gratuita que inclui exibições de filmes, oficina de fotografia e atividades virtuais.

Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelas redes oficiais da Floriô de Cinema. (Foto: Divulgação)

A Floriô de Cinema realiza, nos dias 17 e 18 de outubro, a segunda edição do CRIAS – Cine de Rua Infantil de Sergipe, que neste ano terá programação presencial em São Cristóvão, no Colégio Estadual Armindo Guaraná, no bairro Rosa Elze, além de atividades online.

Com o tema “Infâncias Infinitas”, a mostra busca valorizar a inventividade e a capacidade criativa das crianças, promovendo sessões de cinema, apresentações circenses, oficinas e debates sobre a infância como espaço de imaginação e transformação. “Em sua segunda edição, o CRIAS propõe exibir filmes que nos ajudem a conceber futuros possíveis para as nossas crianças”, explica o curador Sidjonathas Araújo. Para ele, a mostra surge como convite à reflexão: “Em um contexto de ameaças ao globo terrestre, como elaborar a ideia de infinitude? Seriam os conhecimentos dos nossos mais velhos a inspiração para novas formas de existir, de sentir e de cuidar? Seria a imaginação das crianças o terreno fértil para cultivá-las?”.

 Na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, sempre às 17h, o Colégio Armindo Guaraná se transforma em sala de cinema para receber duas sessões dedicadas ao protagonismo infantil, acompanhadas de apresentações culturais, distribuição de brindes e surpresas ao público. Segundo Carolen Meneses, coordenadora de Produção, o CRIAS busca criar “um espaço de pertencimento para os moradores, em especial para as crianças. Queremos que elas saiam da sessão inspiradas a olhar para o mundo ao seu redor de uma forma mais lúdica e respeitosa, tanto com o próximo como com a natureza”.

Já no sábado pela manhã, será transmitida no YouTube da Floriô de Cinema a atividade virtual “Imagens para o Futuro: o cinema como experiência criativa na escola”, com participação de Kleverton Souza (Mestrando em Cinema/UFS) e Ana Paula (Professora de Cinema/UFRB). À tarde, as crianças também poderão participar da oficina fotográfica “Fotoescrevivência: Retratos de Nosso Mundo”, ministrada pela fotógrafa Luiza Bomfim e voltada para crianças de 8 a 14 anos.

Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelas redes oficiais da Floriô de Cinema (https://www.instagram.com/floriodecinema/) e do CRIAS no Instagram (https://www.instagram.com/cinecrias/). Para Neto Astério, coordenador artístico, pensar a infinitude das infâncias é o ponto de partida do projeto. “Nosso convite é, antes de tudo, para as crianças — e também para as pessoas crescidas, que muitas vezes deixaram de acreditar no poder do imaginar”, destaca a equipe. “A infância, tantas vezes violentada, insiste em criar, fantasiar e reinventar o mundo, tornando a vida mais viva e brincante.”

O II CRIAS é realizado pela Floriô de Cinema, com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do edital nº 06/2023 – TARCÍSIO DUARTE, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP/SE.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CRIAS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais