Circuito Cultural movimenta o Centro de Aracaju

Aluno da oficina de desenho artístico na Galeria Álvaro Santos (Fotos: Portal Infonet)

coordenadora da escola Oficina de Artes Valdice Teles, Giuliana Maria 

Educador e artista plástico Pedro Boeira com aluno da oficina de desenho artístico

Hoje é dia de manifestação cultural em Aracaju. Diversos equipamentos e instituições culturais localizados no Centro da capital sergipana se reuniram para realizar o Circuito Cultural Centro até o próximo dia 9 nos três turnos do dia. A iniciativa tem como proposta dar visibilidade e fortalecer a participação da população na vida cultural da cidade.

"É um grande movimento cultural e artistico que está acontecendo no Centro de Aracaju. É uma oportunidade incrível porque a gente está contextualizando o processo artístico que faz dentro da escola com a cidade nesse momento de ebulição no Centro",  disse a coordenadora da escola Oficina de Artes Valdice Teles, Giuliana Maria de Oliveira.

De acordo com ela, a Oficina de Artes Valdice Teles tem programação cultural para os três dias do evento. "Para quem fala que Aracaju não tem o que fazer e o Centro está vazio, é mentira, vem participar", destaca. Dentro das diversas atividades do Circuito, ocorreu nesta manhã, 7, na Galeria de Artes Álvaro Santos, uma aula de desenho artísticos com o educador e artista plástico Pedro Boeira.

"Tudo começa a partir de desenhos simples e com o passar do tempo começa a compreender que o desenho não é só rabiscar o papel. Vai muito mais além disso, desperta para um bom cidadão. Hoje estamos ensinando os princípios para começar a desenhar, é uma aula para abrir a mente", explica.

O Circuito foi idealizado a partir do Colóquio "Cidades: coexistência e interfaces", do Departamento de Arquitertura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que acontece no mesmo período do Circuito, com o objetivo de ampliar a abordagem sobre a cidade, enquanto espaço complexo e transdisciplinar, e os múltiplos olhares que existem sobre ela. 

Estão envolvidos na realização do Circuito o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana; a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que realiza o colóquio; a Funcaju, través da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, o Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de produção Digital e a Galeria Álvaro Santos.

Além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, com o Cinema Vitória; o Centro de Cultura e Arte (Cultart), a Escola do Legislativo de Sergipe e o Palácio Museu Olímpio Campos.

A programação é totalmente gratuita e envolve apresentações de dança, teatro, música, mostras de cinema, exposições de arte, oficinas e visitas guiadas, ofertadas ao público em geral em diversos horários e espaços culturais. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais