O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, promoverá a partir desta terça, 24, a programação da 18ª Primavera dos Museus. As atividades, que seguirão até o dia 27, compõem a iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano visa promover debates e reflexões acerca da importância e das alternativas para tornar os museus mais acessíveis a todos os públicos, tanto na questão do espaço físico quanto em relação às dimensões sociais e culturais.
No Museu da Gente Sergipana, a programação incluirá visitas guiadas e contextualizadas, ações educativas, atividades extramuros, exibição de curta-metragem e roda de conversa, com acesso totalmente gratuito.
Nesta terça, 24, acontecerá das 9h às 11h30, a atividade ‘Museu extramuros: Levando o Museu da Gente Sergipana aos assistidos do GACC’. A ação será na sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACCA) – Aracaju, com as crianças assistidas pela instituição. Já das 13h30 às 15h30 ocorrerá, no Museu da Gente Sergipana, a mediação direcionada com atividades lúdicas realizadas por estudantes do curso de Terapia Ocupacional da UFS, direcionada às crianças assistidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS). A participação de outro grupo de crianças do CIRAS acontecerá novamente na quinta-feira (26), das 13h30 às 15h30, no museu.
Na quarta-feira (25), das 10h às 12h, a mediação direcionada com atividades lúdicas realizadas por estudantes do curso de Terapia Ocupacional UFS, no Museu, será com as crianças assistidas pelo Movimento de Mães do Município de Barra dos Coqueiros (Projeto OLIMAR). No turno da tarde, das 13h às 15h, a ação ‘Museu extramuros’ será com as crianças atendidas pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) – Aracaju.
A programação seguirá até sexta-feira, 27, no auditório Cândido de Faria, no museu. Às 14h, haverá exibição do curta-metragem ‘Mãos que abrem portas’, uma ação da equipe educativa do museu, com roteiro e direção dos educadores Sane, Lito, Analice, Jenyfer e Gigi. Em seguida, às 15h, acontecerá a Roda de conversa ‘Avanços e tecnologia na acessibilidade: um diálogo com o acervo do Museu da Gente Sergipana’.
A Roda de Conversa contará com as participações da Dra. Sandra Guerra (Projeto de inclusão ‘Odontologia e Autismo’); da Professora Taís Bracher Annoroso (Grupo de Terapia Ocupacional da UFS); de Carlos Viana (Supervisor do Museu da Gente Sergipana) e de representantes do GACC, AVOSOS, CIRAS e OLIMAR. A atividade é direcionada aos membros das instituições participantes da programação e ao público espontâneo.
Para mais informações sobre a programação, acessar as redes sociais do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial) e Instituto Banese (@institutobanese).
Fonte: Museu da Gente Sergipana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B