![]() |
Issac Dourado em Havana (Fotos: divulgação/Secult) |
Desde o ano de 2011 a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, e em 2012 o projeto continuou beneficiando dezenas de artistas e pesquisadores que se inscreveram e buscaram através do Governo de Sergipe, uma forma de levar sua arte para fora do Estado.
O Edital surgiu com o intuito de promover a difusão e o intercâmbio da cultura sergipana nas áreas das artes visuais, música, artes cênicas, patrimônio cultural, audiovisual e de outras expressões culturais, através de apoio financeiro para os custeios com transporte de artistas, técnicos e estudiosos em eventos culturais nacionais e internacionais.
Só no ano que se encerrou, quase 15 projeto puderam ser levados para fora de Sergipe, para cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e muitas outras. Alguns agentes culturais levaram o nome de Sergipe também para fora do país, como foi o caso do mestre da Chegança e dos Lambe-sujos, Zé Rolinha, que foi apresentar sua arte na cidade de Alicante, na Espanha; e a pesquisadora Carla Maria Rimkus, que foi a Paris participar do evento ‘Materiality In Its Contemporary Forms’, com o projeto ‘Entre Sólidos Estáveis e Pixels Instáveis’. Ao todo, o investimento foi de 120 mil reais.
![]() |
Zé Rolinha em palestra na Espanha |
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural é uma importante ferramenta encontrada pela Secult para oferecer aos agentes oportunidades de viajar, com apoio do Governo, mas sempre de maneira clara e via seleção pública. “Nós que fazemos a gestão da cultura no Governo Marcelo Déda, acreditamos na força da política de editais e é isso que buscamos desde que assumimos a gestão da Secult. Por isso, acredito que o Edital de Intercâmbio cumpre seu papel de forma ímpar”, destaca a gestora.
Reconhecimento
Os agentes culturais são só elogios com a iniciativa. Para eles, o Edital é uma porta que se abre para que Sergipe mostre sua cultura para o mundo. Um desses agentes que destacam a atuação do Edital é Isaac Dourado. Ele que é realizador do audiovisual e foi, através do Edital de Intercâmbio, a Havana, em Cuba, para participar do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano, com o filme “Derredor”, gravado em Rosário do Catete.
Para Isaac o Edital de Intercâmbio estimula os artistas a buscarem cada vez mais aprimorar o seu trabalho. “Esse edital é uma verba muito importante que a Secult disponibiliza para nós artistas, que não deve acabar nunca. Acho que se o artista tiver um trabalho bacana para levar para fora, consegue aprovação com certeza”, analisa. “A viajem foi uma experiência única que faculdade nenhuma me deu. Tivemos a chance de conversar com pessoas de vários países e conhecer a realidade o audiovisual por lá, sem dúvidas uma experiência inesquecível”, completa.
Quem também aproveitou o Edital para levar seu trabalho para fora do Estado foi a Banda Maua. O grupo pôde, graças ao projeto, ir até São Paulo se apresentar no projeto Dynamental IV. André Cabral, integrante da banda, explica que o Edital proporcionou ao grupo um grande desenvolvimento cultural e a divulgação da banda.
“A gente chega a estados como São Paulo e fica muito feliz quando toca e o pessoal reconhece a qualidade de nosso som. Adoramos a experiência, foi uma oportunidade de adquirir novos contatos e mostrar que Sergipe não é só forró, a gente também faz rock de qualidade”, analisa André.
Continuidade
A boa notícia para os agentes culturais é que o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural irá continuar em 2013. Para a nova edição do projeto, que deve iniciar em março, está previsto, novamente, um recurso de 120 mil reais, oriundo do Fundo Estadual de Cultura e Arte (FUNCART).
Segundo Eloisa Galdino, o objetivo do edital é continuar premiando os agentes culturais e levando o nome de Sergipe para fora. “Faremos seleções até o mês de dezembro e esperamos contar com a adesão dos agentes culturais. Esperamos que eles submetam seus projetos e possam usufruir dessa ferramenta tão importante que é este edital”, finaliza a gestora.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B