Evento aconteceu nesta quarta-feira, 17 (Fotos: divulgação) |
Avaliar os trabalhos realizados e planejar novas ações. Foi com este objetivo que os gestores e funcionários das seis bibliotecas, integrantes do projeto Bibliotecas em Rede, participaram de um encontro com representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), idealizadores da ação. O evento aconteceu nos dias 15, 16 e 17, na Biblioteca Pública Epifânio Dória.
O projeto prevê três encontros anuais. O primeiro deles foi realizado no mês de julho com o objetivo de mapear e conhecer a realidade de cada uma das bibliotecas. Este, que é o segundo, contou com visita à cidade de Arapiraca- AL, cujo Sistema Estadual de Bibliotecas é considerado referência, oficinas de mediação de leitura e organização do acervo, além de um debate com representantes das gestões estaduais, municipais, e Ministério da Cultura sobre a Política de Cultura das bibliotecas e o Plano Nacional de Livros e Leitura. Já o terceiro encontro será realizado no mês de novembro.
Consultora da UFScar, Mariana Moura |
De acordo com a consultora da UFScar, Mariana Moura, os encontros são sempre realizados com a presença dos gestores e de todos os funcionários que atuam nas bibliotecas. “Trazemos gestores, bibliotecários e todas as pessoas que atuam nas diversas áreas das bibliotecas. Com isso, todos podem participar das atividades de ampliação de repertório, que é nada mais do que a gente olhar nossa prática e também conhecer outras para que possamos ventilar o nosso olhar”, explica.
Durante os três dias de atividade, as seis bibliotecas participaram de debates no intuito de articular em conjunto ações que tenham impacto direto nas suas realidades. “A ideia é que os participantes pensem no futuro e no papel da biblioteca junto à comunidade através de ações que atinjam diretamente o usuário. Queremos que os profissionais, a partir de suas práticas, pensem em como qualificar o trabalho para melhorar o atendimento da comunidade e também repensem o papel da biblioteca no contexto das novas tecnologias”, detalha Mariana.
Miriam Elorza destaca a importância da parceria |
Parceria
Os trabalhos desenvolvidos através de parceria entre as bibliotecas têm alcançado ótimos resultados. A avaliação positiva, segundo Míriam Elorza, que é coordenadora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, pôde ser feita através do Folcloripe, ações que foram realizadas pelas bibliotecas durante o mês de agosto. “Através do Folcloripe, pudemos sentir a força do projeto e da união das bibliotecas. Percebemos que juntos, conseguimos muito mais”, comenta.
Míriam Elorza destaca ainda a importância do encontro e da reunião com os profissionais das bibliotecas. “São bibliotecas diferentes, mas com o mesmo objetivo que é levar informação. Mesmo com as particularidades, temos problemas e soluções parecidos. Então, essa troca de conhecimentos durante o encontro tem sido muito boa e servirá para que possamos definir os próximos passos”, avalia.
Bibliotecas em Rede
Em Sergipe, o projeto Bibliotecas em Rede envolve quatro bibliotecas de Aracaju: Biblioteca Pública Epifânio Dória, Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Biblioteca Municipal Clodomir Silva e Biblioteca Municipal Ivone de Menezes; além de uma biblioteca da Barra dos Coqueiros, que é a Biblioteca Pública de Barra dos Coqueiros, e outra de São Cristóvão, a Biblioteca Pública Livro Aberto. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também é parceira no projeto.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B