Após o lançamento do primeiro livro, Questão de Íris, o poeta e artista visual Ronaldson lança no ESPAÇO SEMEAR, a partir das 17 horas, o seu segundo livro, Litorâneos. A obra foi ganhadora do Prêmio Santo Souza de Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura, e é editada pelo selo da Editora Diário Oficial, que será lançada oficialmente na ocasião em que mais duas obras vêm a público: Poço Redondo, de Alcino Alves da Costa; e De Portas Abertas, de Juraci Costa de Santana.
Ronaldson fará outro lançamento no dia 19 de novembro, no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, no hall da Assembleia Legislativa. O livro traz a marca do poeta com junções sonoras e visuais para expor temáticas diversas como a memória, o erotismo, o corpo, as frutas e os bichos; e principalmente a nossa geografia litorânea e paradisíaca do verão. Principiando a estação do sol, novembro revela a melhor época para o lançamento desse livro praieiro e alto astral.
O livro segundo seu autor, traz o cuidado visual que é uma preocupação frequente em suas edições e se afina com a iniciativa da implantação da editora: “preocupei-me com todos os detalhes para o bom nível do trabalho, creio que é uma forma de homenagear o leitor e valorizar o trabalho literário, que deve ser atrativo e vir em uma embalagem de qualidade”.
Elogiado por autores de sucesso e especialistas como Antonio Carlos Viana e Maruze Reis, os poemas de Litorâneos traz a objetividade cabralina que é presente no autor, confluindo com uma essência emocional e lírica que busca atingir uma escrita que ambiciona levar uma mensagem reveladora ou inquietar o homem atual, comum e cotidiano. “Quando a poesia volta-se para os entes queridos, que partiram; para imagens da infância, ou amor e o erótico não tem como conter a força da emoção que é própria da natureza humana. O melhor é buscar a boa equação entre o sentimento e a forma poética.”, conclui o autor.
O livro traz uma fortuna crítica mínima com opiniões de autores como Maria Lúcia Dal Farra, Gláucia Lemos, Neide Archanjo, Assis Brasil, entre outros.