|
A praça da cidade ficou pequena para o número de fiéis (Fotos: Portal Infonet) |
Adoração. Foi o que se viu durante a procissão do Senhor dos Passos na tarde deste domingo, dia 24, no município de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país. A praça Matriz da cidade ficou pequena para a quantidade de fiéis e devotos que foram prestigiar a cerimônia religiosa.
Durante todo este domingo os peregrinos foram até São Cristóvão pagar promessas e renovar os votos de fé. Pelas ruas da cidade era possível ver fiéis de todas as idades trajando a veste roxa, com os pés descalços e carregando a cruz simbólica nas mãos.
Segundo o pároco da cidade, padre Williams Oliveira Lima, a cada ano vem aumentando o número de fiéis para a celebração. “Essa cerimônia começou a mais de três séculos e meio como uma procissão pequena com um grupo de fiéis e a cada ano aumenta, este ano eu fiquei surpreso com a quantidade de fiéis que já passaram por aqui da quarta-feira até hoje. Estamos constatando que esta é a segunda maior peregrinação do estado de Sergipe, perdendo apenas para Divina Pastora”, conta o padre.
|
Débora Maria paga promessa pela recuperação da filha |
O ponto auge da cerimônia religiosa se deu durante a procissão de encontro entre as imagens de Nosso Senhor dos Passos com a de nossa Senhora das Dores. Os panos roxos espalhados pelas fachadas dos prédios históricos deu passagem a tradicional Procissão do Senhor dos Passos que é considerado por muitos um ato de fé que representa o caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição percorrido por Jesus Cristo.
Como de costume, há três anos Débora Maria da Conceição sai do município de Itaporanga D’Ajuda para vir pagar promessa em São Cristóvão pela recuperação da sua filha. “Há três anos eu venho com ela vestida de roxo pagar a promessa. Ela quando bebê tinha osteomielite uma doença crônica que dá no tecido ósseo. O medico disse que não tinha cura e que era preciso fazer uma cirurgia, eu fiz a promessa, ela se curou e não foi preciso fazer a cirurgia”, comemora Débora.
![]() |
Pároco diz que número de fiéis só aumenta |
Núbia Smith e Aid Fontes da Silva falam da importância da festa. “Essa religiosidade não tem igual, é incomparável. Muitas pessoas vêm pagando promessas com todo o esforço e sabemos que vale a pena, porque quem nos move é a fé”, diz. Núbia. Já Aid acrescenta “Meu genro vem todos os anos de Aracaju pagar promessa aqui”, lembra.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B