Mais de 2 mil crianças participaram do primeiro dia do projeto “A Tela na Sala de Aula” do Festival Internacional de de Cinema Infantil (FICI). Durante toda esta segunda-feira, 25, crianças de 14 escolas públicas estiveram divididas em seis sessões para assistir a filmes e debatê-los com os professores. O FICI, que segue até o dia 31 no Cinemark Jardins, é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE. Mais de 2 mil crianças assistiram às sessões (Fotos: Ascom/Curta-SE/Sinapic)
A estudante da 3ª série do Colégio Estadual Senador José Alves Nascimento, Vanessa Silva, esteve pela primeira vez em uma sala de cinema. “Quando apagou a luz, tomei um susto, mas depois achei tudo bonito”, disse a menina que assistiu ao filme “O Pequeno Narigudo”. Nesta segunda também foram exibidos “Rolli – na terra dos Effos”, “African Bambi”, “O segredo de Kells” e “Jogada Decidida”.
Professora da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, em Estância, Carla Fabiana Rocha participou do FICI pela primeira vez. Carla garantiu que o festival é uma forma de democratizar o acesso ao cinema. “A grande parcela desses estudantes nunca entrou em uma sala de cinema. E talvez continuasse sem ter este acesso por um bom tempo se não fosse o festival. Se para muitas crianças este acesso já é difícil, imagine para uma criança do interior”, pontou a professora de Ética e Artes. Legenda
Quem também entrou pela primeira vez em um cinema foi Marcos Antonio da Silva, de 14 anos. “Não fazia idéia de como era. Achei tudo muito lindo. Antes eu só via filme na televisão. Eu quero voltar um monte de vezes aqui”, comentou o aluno da Escola Municipal Thetis Nunes.
“A Tela na Sala de Aula” segue até a próxima quinta, 28, e vai beneficiar cerca de 8 mil crianças somente em Sergipe. “Ficamos felizes em poder contribuir com a democratização do acesso ao cinema para todas essas crianças. Sabemos o quanto é importante ajudar a realizar um festival deste porte em Sergipe. Por isso, há 8 anos fazemos questão de contribuir com a produção deste evento”, frisou a produtora executiva da Casa Curta-SE, Deyse Rocha.
Festival
A “Tela na Sala de Aula” é uma programação especial para escolas e projetos sociais, que acompanha as atividades do festival e já beneficiou 500 mil crianças desde sua primeira edição em 2003. São exibidos filmes de diversas nacionalidades, aproximando, assim, as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas.
Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil leva mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. A estreia aconteceu no Rio de Janeiro e Niterói, passou por Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. O FICI será encerrado em Aracaju e Salvador de 22 a 31 de outubro.
Fonte: Ascom /Curta-SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B