Durante 10 dias, o Cinemark Jardins recebeu cerca de 11 mil pessoas que foram assistir aos 70 filmes exibidos no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Pela oitava vez em Aracaju, o festival inovou trazendo os projetos ‘O Pequeno Jornalista’ e ‘O Pequeno Cientista’. O FICI, que aconteceu de 22 a 31 de outubro, é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE. Com o projeto “A Tela na Sala de Aula”, Fici levou 8 mil crianças ao cinema (Fotos: Sinapic/Curta-SE)
“A cada ano sentimos que o FICI se consolida em Aracaju. Além de conquistarmos um número maior de espectadores, conseguimos atrair aqueles que já conheciam o festival. Isso demonstra a qualidade e a organização do FICI. Outro ponto positivo é que o festival funciona como um espaço para se criar um público para o cinema”, frisou Deyse Rocha, produtora executiva da Casa Curta-SE.
As novidades desta edição aconteceram logo no primeiro dia do festival. ‘O Pequeno Jornalista’, que contou com a participação da repórter Priscila Andrade, trouxe para o debate o ‘Iep!’, vencedor Festival de Cinema Infantil de Montréal. A partir dos conceitos de notícia, crítica de cinema e elementos do texto, Priscila discutiu com as crianças o enredo filme. As crianças também assistiram ao ‘Perdidos na Galáxia’ e depois debateram com Augusto Almeida, coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju. Ao todo, 11 mil crianças assistiram a 70 filmes
Ainda no primeiro final de semana, a criançada aprendeu um pouco de como se faz cinema. A oficina de animação foi divida em duas atividades. Na primeira, as crianças faziam interpretações de personagens em um fundo infinito. Depois ganhavam o DVD de seus filmes já com a animação. Na outra atividade, elas utilizavam dois equipamentos óticos para criarem pequenas seqüências em movimento em tiras de papel e assistem a seus filmes.
“Essas oficinas fazem com que tanto as crianças como os pais conheçam um pouco de como se produz uma animação. Além de ajudar a criar um público, a oficina desperta o interesse das crianças um dia trabalharem com isso”, afirmou a coordenadora da oficina, Lili Levy. Em algumas sessões, houve doublagem ao vivo dos desenhos
Mais atividades
De 25 a 28 de outubro, o FICI foi dedicado somente a crianças de escolas públicas e instituições beneficentes. O projeto “A Tela na Sala de Aula” recebeu 8 mil crianças de 69 instituições. Cada filme exibido em “A Tela na Sala de Aula” possuía um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação.
Professora da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, em Estância, Carla Fabiana Rocha participou do FICI pela primeira vez. Carla garantiu que o festival é uma forma de democratizar o acesso ao cinema. “A grande parcela desses estudantes nunca entrou em uma sala de cinema. E talvez continuasse sem ter este acesso por um bom tempo se não fosse o festival. Se para muitas crianças este acesso já é difícil, imagine para uma criança do interior”, pontuou a professora de Ética e Artes.
Um dos momentos mais esperados do festival foi a dublagem ao vivo. Wendel Bezerra e Angélica Santos dublaram todas as vozes dos filmes ‘Plumíferos’ e ‘Amigos para sempre’. O casal faz esse trabalho há cinco anos no FICI. “O bom aqui é que você interage com o público e sempre tem o aplauso. Diferente do estúdio em que o dublador fica somente com o técnico e o diretor”, comentou Angélica, que já fez as vozes das atrizes Cameron Diaz e Angelina Jolie e fez a voz do personagem Cebolinha, em A Turma da Mônica.
Festival
Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil levou mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. A estréia aconteceu no Rio de Janeiro e Niterói, passou por Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. O FICI foi encerrado em Aracaju e Salvador de 22 a 31 de outubro.
Fonte: Ascom/Curta-SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B