Forró Caju gera debates na Câmara de Vereadores

Forró Caju é considerado um dos maiores festejos juninos do Nordeste do Brasil (Fotos: Portal Infonet)

Vereadora Emília Correa diz que faltou planejamento e valorização da cultura 

Jason Neto diz que é contra investir dinheiro público numa festa em tempo de recursos escassos

O Forró Caju 2017 foi tema de debates na sessão plenária da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira, 31. Isso porque o evento, que é considerado um dos maiores festejos juninos da Região Nordeste corre o risco de não ser realizado neste ano por causa da falta de recursos, segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, que já anunciou que a festa só acontecerá se houver apoio da iniciativa privada.

A vereadora Emília Correa (PEN) disse que o que houve foi falta de planejamento parte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). "Esse atraso todo demonstra a incompetência, a falta de planejamento e prioridade pela cultura. O Brasil inteiro e o mundo sabe que a cultura do Nordeste nesse período é de forró e altamente previsível. Antes de começar qualquer ano a gente sabe que tem o período junino", informou.

De acordo com ela, a festa poderia ter sido planejada no sentido de prestigiar os artistas locais. "Mesmo em meio a crise era bom que tivesse sido planejada uma festa para os artistas da terra, que têm talento, tem valor e as festividades aconteceriam, evitando esse estresse todo. Nem as quadrilhas juninas tiveram um posicionamento da prefeitura até agora", observou a parlamentar.

Já o vereador Jason Neto (PDT) defende o posicionamento do prefeito Edvaldo Nogueira. "Se não tem condições de ter recursos por parte de patrocinadores e emendas de Brasília para que se realize a festa, então que não se realize", afirmou. Segundo ele, o importante atualmente é pagar os salários dos servidores em dias, ter recursos para serviços de saúde e educação melhores, e para cuidar da cidade.

"Por outro lado a festa é importante, está no calendário cultura de Aracaju, que dá empregos e cria um movimento incrível para a cidade, mas sou a favor que seja realizada a festa com incentivos de fora. Mas, que não se gaste o dinheiro público numa festa", disse.

O diretor de artes e cultura da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) Nino Karvan, informa que a Prefeitura de Aracaju já conseguiu 50% do valor necessário para a realização do Forró Caju 2017, através do patrocínio da Ambev e Caixa Econômica Federal, mas somente no dia 5 de junho é que o prefeito Edvaldo Nogueira vai se pronunciar oficialmente sobre se haverá, ou não, o evento.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais