Galeria Álvaro Santos terá exposição de José Fernandes

Obras inéditas do artista serão expostas (Foto: Divulgação)
A exposição ‘José Fernandes, 35 anos de pintura” vai ocupar a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS) a partir desta terça, dia 10. O coquetel de abertura acontece às 20h, com a presença do artista plástico, de colecionadores e demais convidados.

Entre cerca de 40 telas, 24 são inéditas. As demais serão cedidas por colecionadores e clientes de José Fernandes. Os temas são variados, retratam esses 35 anos de carreira e dão um excelente panorama para aqueles que ainda não conhecem sua obra. Aqueles que já puderam ter contato poderão rever temas recorrentes, como as pombas, as cabras e as mulheres.

Para o diretor da Galeria, Luís Adelmo, o artista apresenta em sua obra uma influência do também sergipano Zé de Dome. “Gosto dos trabalhos de José Fernandes. Quem pega a obra dos dois, sente um clima semelhante, mas não é uma releitura. Fernandes tem tema próprio, assim como Zé de Dome tem as corujas. Acho que ele usa uma força que caracteriza o tropicalismo do artista do Nordeste”, afirma o diretor.

O artista

O lagartense José Fernandes confirma a influência ressaltada por Luís Adelmo. “Há uma influência dele, e ao longo do tempo minha relação com Zé de Dome foi se transformando em amizade”, conta o artista. Ele começou sua carreira profissional aos 14 anos e hoje suas telas são reconhecidas pelo traço grosso, característico da escola expressionista de pintura, e pelo bailar de pombas em meio a paisagens, corpos femininos, rostos e elementos regionais como cajus.

Nesses 35 anos de carreira, Fernandes conviveu com nomes de destaque das artes sergipanas, entre eles Luduvice José, Anselmo Rodrigues, o médico e escritor Marcelo Ribeiro, além de Álvaro e Florival Santos, que se revelou um grande entusiasta de sua obra.

Aniversário

No dia 26 de setembro a Galeria de Arte Álvaro Santos completa 44 anos de existência. Para comemorar essa data, o diretor está preparando outra exposição com obras do patrono Álvaro Santos e de seu irmão, Florival, primeiro diretor da galeria.

A GAAS fica localizada na praça Olímpio Campos, Centro, e é mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju). O horário de visitação é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta; e das 9 às 12 horas, aos sábados. A exposição segue de 10 a 30 de agosto. O agendamento de visitas de grupos escolares pode ser feito através do telefone (79) 3179 1308.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais