![]() |
Dom Henrique explica mais sobre os ritos da Semana Santa (Foto: Portal infonet) |
A Semana Santa é uma tradição secular da Igreja Católica que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O bispo auxiliar Dom Henrique afirma que as mudanças culturais influenciaram em como os cristãos vivenciam hoje o período da quaresma.
Para os católicos, a Semana Santa iniciou no último domingo, 24, com a missa dos ramos. Dom Henrique explica que é um momento de oração e meditação sobre o sofrimento de Cristo. “Os cristãos devem neste dia fixar seu pensamento na paixão de Jesus. Não é um dia para se ouvir músicas profanas, ir ao cinema ou à praia. Um católico de verdade procura participar das celebrações, jejuar e não carne vermelha”.
Dom Henrique afirma que nos últimos 60 anos houve uma mudança no comportamento dos cristãos em relação à Semana Santa.“Há 60 anos na Semana Santa parava tudo. Nas rádios só tocavam músicas religiosas e você se sentia seguro parecia até que a natureza parava. Meu primeiro ano em Roma tomei um susto, pois não era feriado e o comercio estava a todo vapor. Numa sociedade com tantas mudanças culturais os vínculos vão se perdendo” afirma.
Celebrações
Desde a quinta-feira, 28, os cristãos celebram o Tríduo Pascal que acontece durante três dias. A Semana Santa começa com o domingo de Ramos e vai chegar ao seu ponto mais alto com o Tríduo Pascal. Na quinta-feira é celebrada a ceia do senhor após as 17h.“Na quinta-feira acontece a ceia onde se celebra o mandamento do amor com o rito do lava-pés e o sacramento do amor que é a Eucaristia. Depois das celebrações os cristão adoram o senhor até a meia noite”, explica Dom Henrique.
Já na sexta-feira às 15h se celebra uma solene celebração da paixão do senhor. Durante a sexta-feira não ocorre nenhuma missa na igreja e não há distribuição de eucaristia.“Ninguém pode comungar neste dia, nem os doentes. Só as pessoas a beira da morte podem comungar. É como se a igreja entrasse de recesso, pois o senhor que é vida foi engolido pela morte”, explica Dom Henrique.
Na noite de sábado se celebra a grande vigília, pois Jesus venceu a morte. Segundo Dom Henrique é a missa mais importante do ano que é dividida em quatro partes: a liturgia do fogo, da palavra, do batismo e a missa da páscoa. “A páscoa é a maior festa dos cristãos e a mais importante, pois é por causa da páscoa que nos somos cristãos. Nós cremos que Jesus não somente morreu e ressuscitou por nós. Nos somos cristãos, pois não nos conformamos com a morte” ressalta.
Quanto ao domingo de páscoa, Dom Henrique explica que os ovos e o coelho tem uma simbologia para o cristianismo. "É um costume dos cristãos, pois o pinto que saí do ovo representa Jesus vencendo a morte.O coelho também faz parte da simbologia, pois ele é o primeiro animal que surge depois do inverno. É o primeiro sinal de vida. São sinais da natureza que os cristãos foram associando com que estavam vivenciando na Semana Santa. A igreja ver com bons olhos, o que é triste é quando isso é celebrado sem nenhuma ligação com o cristianismo".
Jejum e abstinência de carne
![]() |
Eliete segue tradição passada por avós |
Durante a Quaresma muitos católicos não comem carne durante as sextas-feiras. Uma simbologia antiga dos apóstolos de Jesus seguida até hoje por muitos fiéis. A agente de limpeza Eliete matos conta que a partir da quarta-feira santa já costume familair não comer carne.
“Desde pequena sigo esta tradição passada através dos meus avôs. Durante os três dias não como carne e os meus filhos também. Um dos meus filhos é de outra religião, mas mesmo assim respeita e come peixe como é tradição”, conta Eliete.
A abstinência de carne vermelha é um costume antigo passada através dos apóstolos de Jesus. “Como a carne é muito rica em proteína, o ato de não comer carne deixa a pessoa mais frágil, fraca e leve, isso lembra que a vida é um dom de Deus e quem sustenta você é deus. Depois há outra simbologia, pois para você comer carne é necessário derramar sangue. Na bíblia sangue lembra vida, e á vida só deus. É como se você abstivesse do sangue derramado em favor de Cristo”, diz Dom Henrique.
Jejum
O jejum também é outra orientação da Igreja Católica para os cristãos. A igreja orienta que os católicos realizem uma refeição completa só ao meio dia, não pode lanchar e as refeições da manhã e noite não podem completar uma refeição completa. “É para sentir fome para recordar que é deus que sustenta a nossa vida. Se lembre dos presos, doentes e pobres. O ponto alto da semana santa é a missa”, diz Dom Henrique.
Por Adriana Freitas
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B