Igrejas se preparam para festejar São Pedro

Igreja São Pedro Pescador no bairro Industrial (Foto: Portal Infonet)

Na próxima sexta-feira, dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro. Diversas paróquias se preparam para realizar as homenagens ao santo que encerra o ciclo junino. Protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro também é conhecido como o ‘chaveiro do céu’.

Na Igreja São Pedro Pescador, localizada no bairro Industrial, as homenagens ao santo tiveram início no dia 20 de junho com um novenário. De acordo com o padre Williams Barreto Júnior, muitas homenagens são celebradas neste período para o santo. “Todas as noites ocorrem missas, celebrações ministradas por padres de outras paróquias, além de contar com quermesses, muita animação e o forró cultural que ocorre depois da missa”, conta o padre.

Padre Williams conta ainda que a grande devoção ao santo se deve por que São Pedro é considerado o guardião do céu. “São Pedro faz parte do ciclo junino e existe toda uma tradição cultural por ele ser o chaveiro do céu. Ele também é o protetor das viúvas, pois teve um cuidado todo especial com a sogra que era viúva. Sem falar dos pescadores. Aqui no bairro Industrial há uma grande devoção ao santo por conta de que aqui existem muitos pescadores e por isso o santo é bem aceito”, garante.

Na Igreja São Pedro Pescador as homenagens ao santo se iniciam logo nas primeiras horas do dia 29 de junho, tendo a partir das 5h uma alvorada festiva e queima de fogos. Já às 19h haverá uma missa solene e em seguida, por volta das 20h, uma procissão sairá da frente da igreja e percorrerá algumas ruas do bairro Industrial como a avenida João Rodrigues, Rua Belém, Avenida Confiança e demais locais.

São Pedro e São Paulo

Já na Igreja São Pedro e São Paulo, localizado no bairro 13 de julho, também haverá homenagens ao santo que encerra o ciclo junino. Entre os dias 28, 29 e 30 de junho haverá missa solene com os padres Euzeias e Juarez nos dias 28, Gevaldo dia 29 e padre Horácio dia 30 de junho. Já no dia 1º de julho, haverá uma missa festiva às 10h, uma procissão às 18h e logo após, a missa de encerramento que será celebrada pelo pároco da igreja, padre Valterwan Cruz.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais