Iran quer o Forrocaju como patrimônio cultural imaterial

Iran propõe declarar o Forrocaju patrimônio cultural imaterial da cidade de Aracaju (Foto: César de Oliveira)

O Vereador Iran Barbosa, do PT, apresentou na Câmara Municipal, Projeto de Lei que declara o Forrocaju como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade de Aracaju. De acordo com o parlamentar, o evento, que se realiza anualmente na capital sergipana, se consolidou, dentro do Calendário Junino, como uma das maiores festas de Sergipe e do Brasil, e sua classificação como patrimônio cultural imaterial está em consonância com o que estabelece o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para o qual 'bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às 'práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas'.
“É nessa condição, de patrimônio cultural de natureza imaterial dos aracajuanos, que se situa o Forrocaju, um dos maiores eventos do calendário junino do Nordeste do Brasil, organizado pela Administração Municipal de Aracaju e realizado desde 1993”, destaca Iran.

O petista reforça a importância do projeto lembrando que a festa atrai um imenso público em cada edição e sempre reúne diversas atrações locais e nacionais que se apresentam, normalmente, durante diversas noites, na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, e que durante a sua realização, muitas vezes, transforma-se em um espaço com três palcos: o palco Luiz Gonzaga, o Palco Gérson Filho e o Casarão de Clemilda – uma tripla homenagem a três grandes nomes do autêntico forró nordestino.

“Sem dúvida, essa festa é parte viva da nossa gente. E, através dela, a riqueza das tradições culturais de Aracaju foi apresentada aos brasileiros, por meio de um evento extremamente bem organizado e que sempre contou com toda a infraestrutura necessária para o bom andamento da festa, com segurança e pronto atendimento emergencial de saúde. O Forrocaju é uma festa que orgulha os aracajuanos e por isso espero a aprovação dos meus pares a este importante projeto”, defendeu Iran Barbosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais