Judiciário abre Mostra da I Semana de Direito Civil

Mostra Fotográfica está localizada no Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe

O Tribunal de Justiça de Sergipe tornou aberta nesta quinta-feira, 14, a Mostra Fotográfica da I Semana de Estudos de Direito Civil – 1979. A cerimônia ocorreu no Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, na praça Olímpio Campos. A abertura da Mostra reuniu profissionais da Justiça e acadêmicos em Direito.

Estão presentes na Mostra, cerca de quarenta fotografias de autor desconhecido, além de textos informativos e históricos referentes a I Semana de Estudos de Direito Civil, que ocorreu em Sergipe, em 1979. De acordo com a curadora e diretora do Memorial Josevanda Mendonça Franco, o evento foi promovido no intuito de estabelecer diálogos entre diferentes gerações, a fim de proporcionar aos visitantes um conhecimento que é memorável no ambiente jurídico sergipano.

“O Memorial do Poder Judiciário recebe essa Mostra com muita honra, até porque essa é uma casa que tem uma representatividade muito significativa na construção da história de Sergipe, e também porque é um desafio. A proposta do Memorial hoje é permitir um resgate da história do poder judiciário e de Sergipe”, completou Josevanda.

Desembargador Edson Ulisses falando na cerimônia

O presidente do TJSE desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas não pôde estar presente na cerimônia, mas deixou seu representante. O desembargador Edson Ulisses de Melo falou no evento pelo presidente do TJSE. O desembargador agradeceu a presença de todos e disse estar honrado por participar do evento. “Além de agradecer por reviver e reencontrar esse momento importante de Sergipe, eu gostaria de pedir à curadora Josevanda que repita essa Mostra em outros locais, para muitas pessoas verem. Não podemos restringir ao mundo do judiciário, mas ampliar para outros mundos de pensamento”, completou Edson Ulisses.

Memorial do Poder Judiciário

Quanto à exposição permanente, o Memorial apresenta um conjunto iconográfico que traça o itinerário da formação da Justiça  em Sergipe. O acervo contém painéis que trazem informações sobre os primórdios da justiça e mapas ainda do período colonial brasileiro. Além disso, constam também quadros de ilustres personagens que contribuíram para os primeiros passos da justiça em nosso estado. Este conjunto homenageia os desembargadores, quando da criação do Tribunal de Justiça, no ano de 1892, á época denominado de Tribunal de Relação. Esta justa homenagem se firmou com seus nomes designando as salas de exposição do prédio.

Por Helena Sader e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais