![]() |
(Foto: Ascom Sesc) |
O SESC promove nessa quinta-feira, 10 de maio, às 14h, no Hotel Quality, o Fórum de Sustentabilidade com as participações da Monja Cohen, missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo e de Dona Josefa da Guia, parteira e especialista em ervas medicinais, do município de Poço Redondo.
O evento voltado aos colaboradores da instituição, segue um cronograma de ações direcionadas à sustentabilidade ambiental, que serão realizadas até o final desse ano na Sede Administrativa e prosseguira nas demais unidades do SESC no próximo ano. “A ideia é capacitar os funcionários e manter a temática viva e agregadora de pensamentos, ações e boas práticas”, disse a diretora regional da instituição, Excelsa Machado.
Segundo a diretora, o objetivo de trabalhar a formação tendo como referência a Monja Cohen e Dona Josefa da Guia é o de mostrar a riqueza da união de duas herdeiras de sabedorias milenares e praticantes da cultura da paz. “As duas têm grandes similaridades, apesar de viverem em lugares distintos: uma é zen budista a outra é parteira tradicional, rezadeira e erveira. No entanto, ambas trabalham pela preservação da saúde – tanto dos seres humanos como da natureza. Os dois saberes dessas mulheres poderão fortalecer o processo de sensibilização que estamos construindo no SESC, junto aos nossos colaboradores em torno da sustentabilidade”, ressaltou.
Dona Josefa da Guia
Parteira (realizou mais de cinco mil partos) e conhecedora dos mistérios das ervas medicinais. Seus ensinamentos já passaram por milhares de pessoas que buscam um lambedor, um xarope, um chá, uma reza, ou simplesmente um conselho.
Dona Josefa é líder da comunidade quilombola que lhe empresta o sobrenome: Serra da Guia, cravada no sertão de Poço Redondo. Em 2011, foi escolhida, entre milhares, para representar os movimentos sociais da saúde no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Olinda (PE), ao lado do presidente Lula. Josefa participou do Congresso como integrante da Tenda Paulo Freire, que agrupa líderes comunitários que lutam por melhores condições de acesso à saúde.
Ano passado, a convite do professor Danilo Santos de Miranda, do SESC São Paulo, participou do 1º Encontro de Educação Popular em Saúde, com a palestra Parteiras assentadas X Doulas na maternidade, mediada por Adriana Natrielli, Doula e doutoranda em Filosofia pela USP.
Monja Cohen
Monja Cohen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pacaembu.
Iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles – ZCLA. Foi ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão aonde permaneceu por 12 anos sendo oito dos primeiros anos no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.
Participou de vários cursos e programas de formação para monges tendo se graduado no mestrado da tradição Soto Shu. Retornou ao Brasil em 1995 e liderou as atividades no Templo Busshinji, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da tradição Soto Shu, para a América do Sul durante seis anos. Foi, em 1997, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, por um ano. Participa de encontros educacionais, inter religiosos e promove a Caminhada Zen, em parques públicos, com o objetivo de divulgar o princípio da não violência e a criação de culturas de paz, justiça, cura da terra e de todos os seres vivos.
Fonte: Ascom Sesc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B