
Morreu no fim da tarde da segunda-feira, 6, aos 92 anos, a professora, escritora e teatróloga Carmelita Pinto Fontes, em Aracaju. Ela estava internada em um hospital particular da capital, mas a causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada por familiares.
Ainda de acordo com parentes, não haverá velório. O sepultamento será realizado às 9h desta terça-feira, 7, no Cemitério Colina da Paz, em Aracaju.
Nascida em Laranjeiras, Carmelita teve uma trajetória marcante na educação, literatura e cultura sergipana. Foi professora, poetisa, contista, cronista, jornalista e dramaturga, licenciada em Letras e com pós-graduação em Linguística, Literatura Francesa e Literatura Hispano-Americana.
Teve atuação expressiva em instituições públicas e culturais, sendo membro da Academia Sergipana de Letras desde 1984, ocupando a cadeira nº 38, além de ter integrado o Conselho Estadual de Cultura, o Conselho Estadual de Educação e ter sido diretora da revista da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Sua produção intelectual e atuação como educadora foram alvo de homenagens, inclusive com dissertações de mestrado dedicadas à sua obra. Entre seus ex-alunos, destacou-se o ex-governador Marcelo Déda (In memoriam).
por João Paulo Schneider