(Foto: Divulgação) |
Depois de percorrer algumas capitais do nordeste e do sudeste, o premiado musical “O Corcunda de Notre Dame” da Cia das Artes Tetê Nahas, sediada em Aracaju, está de volta aos palcos sergipanos. Dessa vez, o espetáculo fará a abertura do Palco Giratório do Sesc/SE, no teatro Atheneu, neste sábado, 16, as 17h.
Uma boa notícia é que o acesso aos espetáculos são dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc. Os convites serão distribuídos, uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro.
“Estou bastante orgulhosa, por isso, por estar de volta ao meu atheneu, teatro que sou apaixonda, onde comecei, ainda menina, na arte de interpretar, onde vivi tantos momentos marcantes como atriz e bailarina. Estar de volta aquele palco, com minha companhia, uito mais que emblemático para mim, é, mesmo, emocionante. E mais feliz ainda por estar encerrando esse ciclo de 11 apresentações de nosso espetáculo. Nossa temporada só foi possível graças a um prêmio, o Myriam Muniz e durante nossa turnê ganhamos mais um prêmio, o recorde de público em São Paulo. Mas nosso maior prêmio, com certeza, é o aplauso, a torcida e a vibração dos sergipanos. Aqui é nosso chão, nosso lar, nossa terra, nossa casa. Agradeço a cada um que puder ir lá. Basta chegar uma hora antes e trocar dois quilos de alimentos pelo ingresso e conferir o nosso espetáculo”
O Espetáculo
Musical adaptado do texto de Victor Hugo, é uma aventura que fala de amor, amizade e respeito, além de preconceitos existentes na sociedade. São 20 atores, que além do texto, cantam belas canções (ao vivo) e executam coreografias. A peça conta a história de Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado, desde a infância, nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo, e seu fiel ajudante, Febo.
A Companhia
A Companhia das Artes Tetê Nahas, foi fundada em 2012, pela atriz e bailarina sergipana Tetê Nahas. Com vasta experiência em teatro e dança, Tetê, que integrou vários grupos cênicos no estado nas duas áreas e que também trabalhou com cantora Backing Vocal, sentiu a necessidade de fazer um grupo que unisse essas três linguagens, daí o nome “Companhia das Artes”, ou seja, reúne todas as artes. No repertório, o musical “ O Corcunda de Notre Dame”. Em 2013, a Companhia ganhou o Prêmio Myriam Muniz, do Ministério da Cultura. Com o prêmio, a Companhia faz uma temporada de 11 apresentações em Maceió, São Luiz do Maranhão, Recife, Aracaju, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
O Projeto
A 17ª edição do Palco Giratório – projeto do Sesc que leva espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil será realizado em Aracaju de 16 a 26 de agosto em diversos pontos culturais das cidades.
Além das apresentações principais o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço no qual são discutidos estudos culturais com a comunidade; oficinas e intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.
Segundo a diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, o projeto é uma ação ímpar, no cenário cultural brasileiro, reafirmando a cada edição o seu compromisso com o desenvolvimento, a transformação e a difusão das artes cênicas a partir da circulação de espetáculos, grupos de teatro, dança, circo e intervenções urbanas.
Em Aracaju a programação terá início dia 16 de agosto e segue até o dia 26, com a apresentação de sete espetáculos, realização de seis oficinas, intercâmbio e intervenção urbana.
A Diretora: Tetê Nahas, ou Valdelice de Matos Santos, é atriz e bailarina desde os 5 anos de idade. Professora de Teatro formada pela Universidade Federal de Sergipe. Ainda pequena, Participou do Grupo Check Up, nos anos 70 e 80, onde aprendeu tudo com o mestre já falecido Bosco Scaffs. Foi uma das fundadoras do Grupo Imagem, fundado em 1984, idealizado por Cícero Alberto. Integrou o grupo Asas de Teatro do Diretor Baiano Paulo Barros. Como bailarina, sua grande paixão artística, integrou o Balé Municipal de Aracaju, o Grupo Raça Real, fez aulas na academia de Iracema Maynard e outros grupos. Foi cantora da Banda Zé Iedo e Backing Vocal de Tonho Baixinho. Integrou por 17 anos o grupo teatral Imbuaça, sua história mais longa e dedicada ao teatro de rua e através desta experiência, conheceu vários Estados e países e teve atuações de destaque de publico e critica, a exemplo de Além da Linha D’água, onde contracenou com Marília Pêra e foi dirigida por Ivaldo Bertazzo, em 1999 apresentada no SESC POMPEIA SP. Também é professora de teatro e dança, coreógrafa e diretora de teatro, tendo se destacado nos últimos anos com produções que reunia elencos de centenas de alunos atores, no caso, a Paixão de Cristo da Serra do Machado, os musicais "Saltimbancos", "O Mágico de Oz", "O caminho para Eldorado" e "O corcunda de Notre Dame". Em Sergipe, Tetê Nahas é popularmente conhecida pela personagem Urânia, que integrava o elenco da peça “ Antônio Meu Santo” do Grupo Imbuaça, mas que todos os anos , desde 2003 faz participações especiais no quadro São João da Gente, exibido no mês de Junho na TV Sergipe,afiliada Rede Globo. Ainda em televisão Tetê participou da minissérie Tereza Batista e no cinema do filme “ Orquestra dos Meninos”. Em 2012, lançou a Companhia das Artes Tetê Nahas, cuja proposta é fazer espetáculos musicais, tendo estreado no mês de dezembro o musical " O Corcunda de Notre Dame” que foi contemplado pelo premio Myriam Muniz 2013 da Funarte/minc
Fonte: Assessoria do Espetáculo
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B