Nossa Senhora da Conceição: conheça a origem da tradição e devoção

0
Nossa Senhora da Conceição é Considerada Padroeira de Aracaju desde 1855. (Foto: Arquivo Infonet)

No dia 8 de dezembro, anualmente, é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracaju, que também conhecida nas religiões de matrizes afro-brasileiras como Oxum e Iemanjá. 

Professor e Historiador Gilton Kennedy. (Foto: Arquivo pessoal de Gilton Kennedy)

A Santa, segundo o professor da Unit e historiador Gilton kennedy, é reverenciada em todo o mundo, especialmente na região da Europa, desde a Idade Média, como um símbolo de pureza. O historiador ainda menciona que o responsável pela inserção do dia de Nossa Senhora da Conceição no calendário litúrgico da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro de 1477 foi o Papa Cisto IX.

Ainda de acordo com Gilton Kennedy, durante o período de descobrimento do Brasil, os portugueses trouxeram a prática de exaltação à santa e a tradição se manteve em todos esses séculos. “A prática de exaltação à santa não acontece de agora e é uma tradição que perdura no mundo inteiro. Nossa Senhora da Conceição significa ‘aquela que veio sem o pecado’”, explica.

Padroeira de Aracaju

Segundo o historiador, entre os anos de 1855 e 1860, o então presidente da província de Sergipe, Inácio Barbosa, consagrou Aracaju, a mais nova capital da província, à Nossa Senhora da Conceição, e foi a partir desse momento, que a santa se tornou padroeira da capital.

A Catedral Metropolitana de Aracaju teve sua construção iniciada em 1862.(Foto: Arquivo Infonet)

O historiador conta que a Igreja Matriz de Aracaju, a atual Catedral Metropolitana de Aracaju, foi construída em homenagem à santa no ano de 1862 e passou a ser considerada catedral no dia 3 de janeiro de 1910. 

Desde então, em uma tradição que se sustenta por anos, o dia 8 de dezembro representa para os aracajuanos um dia de demonstração de fé e reverência. “Nossa Senhora da Conceição representa respeito e pureza. Ela nos ensina como adorar a Deus”, declara o professor e historiador Gilton Kennedy.

A festa da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, que é comemorada anualmente no dia 8 de dezembro, é declarada pela Lei nº 289/2019 como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Sergipe. A data também está inserida no calendário oficial de eventos do estado.

Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Catedral Metropolitana de Aracaju já disponibilizou a programação da festa de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano, por conta da pandemia e para cumprir as normas sanitárias, uma carreata irá substituir a procissão que era realizada com uma caminhada.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais