![]() |
Oficina de Smba de Pareia foi realizada no Museu da Gente Sergipana (Fotos: Helena Sader) |
No Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, agosto é o mês das “culturas da gente”, organizado pelo Instituto Banese. E nesta sexta-feira, 08, foi realizada uma oficina de Samba de Pareia no átrio do museu. A oficina foi comandada por Dona Nadir e Marizete da Mussuca, além de contar com a participação de Elenilde, Nem e Seu Mangueira, nos instrumentos.
A oficina teve como principal objetivo ensinar o Samba de Pareia para as pessoas. E deu certo. Não teve ninguém parado no Átrio do Museu da Gente Sergipana. Dona Nadir afirmou que o grupo é preparado e ela e as companheiras fizeram bonito no MGS. “Faço o Samba de Pareia desde os meus 10 anos e eu fico muito orgulhosa de poder passar isso, que é uma parte da cultura popular brasileira, para outras pessoas”, fala Nadir.
|
Dona Nadir, uma das cantores do grupo que se apresentou na oficina |
“Eu ensino pra criança, pra adulto, pra todo mundo. Basta querer aprender”, disse Dona Nadir sobre o público-alvo para a oficina do Samba. Segundo ela, o pessoal do povoado da Mussuca, localizado em Laranjeiras, a tradição do samba é passada pelas famílias. Dona Nadir afirma que ela e as companheiras já criaram um grupo, a fim de que as raízes do Samba de Pareia não acabem. “A tradição não pode ter fim. Não podemos deixar o samba morrer”, explica a sambista.
De acordo com Marcelo Rangel, diretor de programas e projetos do Instituto Banese, as pessoas têm que conhecer aquilo que está em volta delas. “A gente não pode valorizar aquilo que a gente não conhece. Então, isso foi uma forma que a gente encontrou de aproximar essa cultura, para que as pessoas conheçam um pouco mais as tradições de Sergipe”, disse.
O diretor falou ainda que o grupo do Samba de Pareia é formado por verdadeiros artistas. “Temos o objetivo de mostrá-los como profissionais. Não os profissionais formadores. Mas dentro da cultura, o que eles fazem é um trabalho importante e que merece destaque e valorização”, explicou Marcelo Rangel.
‘Agosto: mês das culturas da gente’
A edição de 2014 do ‘Agosto: mês das culturas da gente’ teve início no dia 01 e a programação seguirá até o dia 29. Com atividades voltadas para a cultura popular sergipana, o evento contará com o espetáculo teatral ‘Folcloreando na terra dos cajus’, uma apresentação de dança com o grupo ‘Caceteiras do Mestre Rindu’, oficina de brincadeiras populares e uma roda de conversa com gestores municipais de cultura.
Por Helena Sader e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B