Oficina de Samba de Pareia acontece no Museu da Gente

Oficina de Smba de Pareia foi realizada no Museu da Gente Sergipana (Fotos: Helena Sader)

No Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, agosto é o mês das “culturas da gente”, organizado pelo Instituto Banese. E nesta sexta-feira, 08, foi realizada uma oficina de Samba de Pareia no átrio do museu. A oficina foi comandada por Dona Nadir e Marizete da Mussuca, além de contar com a participação de Elenilde, Nem e Seu Mangueira, nos instrumentos.

A oficina teve como principal objetivo ensinar o Samba de Pareia para as pessoas. E deu certo. Não teve ninguém parado no Átrio do Museu da Gente Sergipana. Dona Nadir afirmou que o grupo é preparado e ela e as companheiras fizeram bonito no MGS. “Faço o Samba de Pareia desde os meus 10 anos e eu fico muito orgulhosa de poder passar isso, que é uma parte da cultura popular brasileira, para outras pessoas”, fala Nadir.

Dona Nadir, uma das cantores do grupo que se apresentou na oficina

“Eu ensino pra criança, pra adulto, pra todo mundo. Basta querer aprender”, disse Dona Nadir sobre o público-alvo para a oficina do Samba. Segundo ela, o pessoal do povoado da Mussuca, localizado em Laranjeiras, a tradição do samba é passada pelas famílias. Dona Nadir afirma que ela e as companheiras já criaram um grupo, a fim de que as raízes do Samba de Pareia não acabem. “A tradição não pode ter fim. Não podemos deixar o samba morrer”, explica a sambista.

De acordo com Marcelo Rangel, diretor de programas e projetos do Instituto Banese, as pessoas têm que conhecer aquilo que está em volta delas. “A gente não pode valorizar aquilo que a gente não conhece. Então, isso foi uma forma que a gente encontrou de aproximar essa cultura, para que as pessoas conheçam um pouco mais as tradições de Sergipe”, disse.

O diretor falou ainda que o grupo do Samba de Pareia é formado por verdadeiros artistas. “Temos o objetivo de mostrá-los como profissionais. Não os profissionais formadores. Mas dentro da cultura, o que eles fazem é um trabalho importante e que merece destaque e valorização”, explicou Marcelo Rangel.

‘Agosto: mês das culturas da gente’

A edição de 2014 do ‘Agosto: mês das culturas da gente’ teve início no dia 01 e a programação seguirá até o dia 29. Com atividades voltadas para a cultura popular sergipana, o evento contará com o espetáculo teatral ‘Folcloreando na terra dos cajus’, uma apresentação de dança com o grupo ‘Caceteiras do Mestre Rindu’, oficina de brincadeiras populares e uma roda de conversa com gestores municipais de cultura.

Por Helena Sader e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais